Início Site

Correios recebem doações para o Rio Grande do Sul em todas as agências do Brasil

0

Os Correios estão aceitando doações em todas as suas agências para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Com mais de 10 mil unidades em todo o país, incluindo o Distrito Federal, os Correios garantem a abertura das agências para servirem como pontos de coleta. Além disso, oferecem transporte gratuito dos donativos para as áreas afetadas.

Os itens mais necessários incluem água (prioridade máxima), alimentos básicos, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza secos, roupas de cama e banho, e ração para animais de estimação.

Embora não seja obrigatório, os doadores são encorajados a embalar e identificar os materiais doados para facilitar a logística. O transporte das doações é gratuito, não sendo necessário custo adicional por parte dos doadores.

Para otimizar a distribuição, os Correios solicitam que os doadores das regiões Sudeste e Sul priorizem a doação de água potável, enquanto outras regiões podem enfatizar a contribuição com itens secos.

Até o momento, mais de 1 mil toneladas de donativos foram entregues pela empresa à Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Essa ação integrada é fruto de uma parceria entre a Diretoria Executiva dos Correios e o Ministério das Comunicações.

João Pessoa lança Plano de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias

0

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria Municipal de Regulação e do Hospital Municipal do Valentina, referência no atendimento infanto juvenil, elaborou o Plano de Enfrentamento às Síndromes Gripais e Síndromes Respiratórias Aguda em Crianças. A medida é uma forma de reforço na assistência prestada pela Rede Municipal de Saúde com orientações aos serviços e ações que serão executadas.

“Todo ano, neste mesmo período, temos um aumento de casos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente em crianças. Então, em conjunto a Regulação e HMV, elaboramos o plano de ação para as execuções de estratégias para a prevenção às síndromes respiratórias, para curto, médio e longo prazo. Estamos comprometidos em ajudar da melhor forma possível, visando sempre a segurança dos pacientes e trabalhando firmemente na prevenção de doenças e assim barrar o crescimento de casos na Capital, principalmente no público infantil”, explica a diretora da Regulação Municipal, Gabriela Azevedo.

No ‘Plano Municipal para Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) Infantil 2024’ é detalhado sobre quadros clínicos e formas de identificação das doenças, com especificações de acordo com o agente causador/tipo de vírus; formas de prevenção e cuidados com a saúde; recomendações para escolas e creches; dados epidemiológicos e forma correta de realizar a notificação e registro dos casos; orientações de tratamento e condução do caso de acordo com a gravidade do quadro; tipos de exame e muito mais.

Dados – Entre os meses de fevereiro e março, a cidade apresentou um aumento de mais de 200% nos casos de gripe em crianças. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro dos Bancários, em fevereiro foram atendidas 224 crianças por Síndrome Respiratória Aguda Grave, enquanto em março foram 815. A unidade do bairro de Manaíra registrou 316 atendimentos de crianças por síndrome gripal em fevereiro e 855 em março. Já nas unidades localizadas nos bairros de Valentina e Cruz das Armas, o aumento foi ainda maior. Na UPA Valentina a demanda aumentou de 440 casos atendidos em fevereiro para 1.185 em março, enquanto na UPA Cruz das Armas, os casos cresceram de 324 (fevereiro) para 1.129 (março).

No Hospital Municipal do Valentina (HMV), em fevereiro, foram registrados na Urgência 1589 casos de SRAG. Em março o número de atendimentos foi de 2.568. Também foi observado aumento no número de internações por síndrome respiratória quando em fevereiro precisaram ser internadas 59 crianças e, em março, 99.

Entre março e abril nas UPAs houve uma queda de cerca de 30% dos casos atendidos. No hospital infantil do Valentina também houve uma queda nos atendimentos da urgência, onde em março foram registrados 2.568 casos e, em abril, 1.996. As internações por SRAG também caíram 12%.

Atualmente a Capital está em situação de emergência por conta do aumento dos números de casos de gripe em crianças. A medida tem validade de 90 dias, contados a partir da data de publicação do decreto n°10.619.

Cartola: ex-presidente da FPF e ex-dirigente do Botafogo-PB são condenados à prisão

0

O ex-presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues, o ex-dirigente do Botafogo-PB, Breno Morais, e o ex-árbitro José Renato Albuquerque foram condenados a três anos e dois meses de reclusão, nesta sexta-feira (10), pela Justiça da Paraíba, no âmbito da Operação Cartola, por fazerem parte de grupos envolvidos fraudes em campeonatos de futebol do estado desde 2018. A sentença, proferida pelo juiz José Guedes Cavalcanti Neto da 4ª Vara Criminal.

Já Severino José de Lemos foi condenado a dois anos de reclusão. Adeilson Carmo Sales, Francisco de Assis da Costa, José Maria Lucena, Josiel Ferreira da Silva, José Araújo da Penha, Antônio Carlos da Rocha, Antônio Umbelino de Santana, João Bosco Sátiro da Nóbrega e Tarcísio de Sousa também foram alvos de condenações.

De acordo com Ministério Público, os réus agiram para manipular resultados de partidas. Em setembro de 2023, o mesmo juiz já havia condenado outros envolvidos, mas as penas foram anuladas devido ao transcurso do tempo para o julgamento.

Na sentença, o juiz substituiu a pena de reclusão por medidas alternativas: prestação de serviços à comunidade por sete horas semanais e pagamento de cinco salários mínimos para instituições de caridade.

Deflagrada em 2018, a Operação Cartola investiga um esquema de manipulação de resultados em campeonatos de futebol da Paraíba. As investigações apontam que dirigentes, árbitros e outros envolvidos se uniam para fraudar resultados de partidas, beneficiando determinados times e prejudicando outros.

Pão de açúcar destaca maternidade real em campanha de Dia das Mães

0

Celebrado no próximo domingo (12), o Dia das Mães é sempre um momento de celebrar a felicidade que elas trazem. Neste ano, o Pão de Açúcar, em conjunto com a agência Africa Creative, traz uma reflexão sobre o tema #MaternidadeReal conectado a essência da marca: a Felicidade. Com o tema “Mãe faz cada momento virar felicidade, e o Pão adora fazer parte disso”, a campanha mostra como as mães transformam os pequenos momentos em felicidade.

De acordo com Maria Cristina Merçon, diretora de Marketing, Fidelidade e Growth do Pão de Açúcar, com a campanha, a marca busca transmitir a mensagem de importância da maternidade real em toda a sua diversidade e autenticidade. “Em um mundo onde muitas vezes a maternidade é idealizada, queremos evidenciar a força e o poder das mães em transformar as situações do dia a dia, muitas vezes ordinários, em felicidade, fortalecendo o vínculo emocional entre mães e filhos”, revela.

Para gerar reflexão sobre o tema, foi produzido um filme institucional em que são apresentados diversos tipos de mães em situações diferentes da maternidade que são transformadas pelo poder das mães em tornar cada momento em felicidade. Para promover engajamento e fortalecer a campanha, o Pão convidou, ainda, por meio do Instagram, todas as mães para publicarem fotos em suas redes sociais usando as hashtags #FelicidadePodeSer e #MaternidadeReal, mostrando o seu momento. O filme já está disponível na página do Pão de Açúcar no Instagram.

Visando trazer mais autenticidade e força à campanha, a rede convidou duas influenciadoras conhecidas por compartilharem suas experiências como mães de forma real e inspiradora: Thaila Ayala e Aline Wirley. Ambas as influenciadoras são reconhecidas pela presença nas redes sociais falando abertamente sobre a maternidade e a importância de valorizar cada momento ao lado dos filhos.

“O Pão de Açúcar faz parte da vida dos brasileiros e, consequentemente, das mães. Além de homenageá-las, a campanha mostra o incrível poder das mães em criar momentos de felicidade real, a despeito de todas as dificuldades. Elas proporcionam momentos que, mesmo na simplicidade do dia a dia, ficarão para sempre na memória dos seus filhos. A campanha busca proximidade e vínculo com as mães, reforçando sua importância em todos os momentos da jornada. Para nós da Africa Creative é um prazer desenvolver uma campanha tão sensível ao lado do maior grupo de varejo do Brasil”, finaliza Mariangela Silvani, Diretora de Criação da Africa Creative.

O Pão preparou, ainda, um cardápio especial para almoço de Dia das Mães, perfeito para o tradicional almoço de domingo. Com opções para todos os gostos, incluindo um menu totalmente vegetariano, o Pão de Açúcar reforça que é possível unir alta qualidade, sabor e praticidade no almoço de Dia das Mães. As encomendas podem ser feitas pelo link https://folhetos.paodeacucar.com/especiais/especial-dia-das-maes/index.html com até 48h de antecedência. Além disso, a rede dispõe de diversos itens presenteáveis para fazer do Dia das Mães uma data cheia de felicidade. Entre os produtos estão vinhos com ofertas especiais, chocolates suíços e arranjos florais.

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas neste final de semana

0

O instrumentista Israel Sete Cordas se apresenta, neste final de semana, no Sabadinho Bom, e promete executar uma série de chorinhos instrumentais e vocais, mesclando com o ritmo do samba. O evento, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope), acontece na Praça Rio Branco, Centro da cidade, a partir das 12h30.

“O Sabadinho Bom se transformou em um ambiente de encontro de gerações. É um lugar de vivências e de apreciação da boa música do choro, do samba. Isso é muito importante para nós. É com alegria que renovamos esse projeto a cada semana. É um projeto de vivência social, mas, sobretudo, de desenvolvimento da economia local porque o Sabadinho beneficia todo um comércio do território do Centro Histórico, bares, restaurantes, e estamos fazendo isso já há algum tempo”, pontua o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Israel Sete Cordas ressalta que se sente agradecido por poder fazer parte do evento. “Agradeço a Deus e à equipe da Funjope. Já toquei várias vezes no Sabadinho Bom, e as pessoas costumam interagir. Gosto muito desse contato com o público. Tenho seguidores que vão lá para ver a apresentação. Para mim, isso é muito satisfatório e uma oportunidade que a Funjope dá à prata da casa. Eu me sinto honrado de ser convidado para fazer essa apresentação. A Funjope e a Prefeitura têm nos ajudado e eu fico muito satisfeito”, declara.

Acompanhado por um time de instrumentistas que tocam clarinete, flauta, cavaquinho, bandolim, afoxé e pandeiro, o artista, no seu violão de sete cordas, promete um repertório bastante animado. “Dividimos em blocos, cinco choros, depois samba, e assim vai”, comenta.

Na lista de músicas instrumentais, ele elenca ‘Tristeza de um Carnaval’, de Rossini; ‘Pedacinho do Céu’, ‘Baião Caçula’ e ‘Delicado’, de Waldir Azevedo; ‘Tico tico no Fubá’, de Zequinha de Abreu; ‘Feira de Mangaio’, de Sivuca.   Já entre as canções vocais, o samba entra em cena com composições como ‘A Rita, Juca e Feijoada Completa’, de Chico Buarque; ‘O X do Problema’, ‘Gago Apaixonado’ e ‘Com que Roupa’, de Noel Rosa.

Além destas, o instrumentista Israel Sete Cordas vai levar ainda canções de nomes como Paulinho da Viola e Dorival Caymmi. ‘Ai que Saudade da Amélia’ e ‘Leva meu Samba’ também fazem parte do repertório.

Bar do Cuscuz é autuado por despejo irregular de esgoto na orla de JP

0

O restaurante Bar do Cuscuz foi autuado, nesta sexta-feira (10), por despejar esgoto no mar de Cabo Branco, em João Pessoa, através de ligação clandestina na rede pluvial. Sanção foi aplicada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

Outros dois quiosques também foram autuados pela mesma irregularidade. Os estabelecimentos seguem funcionando pois se comprometeram a realizar o reparo no sistema de esgotamento sanitário dentro do prazo dado pela Sudema.

Os três estabelecimento estavam realizando despejo irregular do esgoto na rede de galeria pluvial, o que confirma uma prática irregular e que pode levar a sanções.

Construções irregulares e fiteiros no Jardim Veneza estão sob investigação no MPPB

0

Construções irregulares de alvenaria no Jardim Veneza, em João Pessoa, estão sob a mira do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Após denúncia, a Promotoria de Meio Ambiente e Patrimônio Social da Capital instaurou, nesta sexta-feira (10), inquérito civil público para investigar possíveis infrações urbanísticas e ambientais.

De acordo com a portaria de instauração do inquérito, assinada pela promotora de Justiça Cláudia Cabral Cavalcante, as edificações em questão estão situadas no final da Rua José Dantas de Almeida e que também há outras construções irregulares de alvenaria e fiteiros nas calçadas dos residenciais Jardim Veneza (Dilmão).

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou uma fiscalização no local e confirmou a existência das construções dentro da quadra 171, lotes 0169 e 0109, ao lado da Av. Florestal. A área, que consta como privada e faz parte de um loteamento residencial, está próxima a uma zona de preservação ambiental. No entanto, de acordo com a Sedurb, não foram identificados indícios de invasão na área protegida.

A  promotora solicitou um relatório técnico com imagens via satélite para verificar a existência de invasões na zona de proteção ambiental adjacente. Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente de João Pessoa (SEMAM/JP) foi notificada para informar se as construções obtiveram a necessária licença ambiental e quais medidas administrativas foram tomadas em relação às infrações reportadas.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Interdição em terminal de Cabedelo causa desabastecimento de combustíveis, na PB

0

O impasse relacionado à interdição de um terminal de armazenamento e distribuição de gasolina, etanol e diesel no Porto de Cabedelo, determinado pela justiça, está causando transtornos à população. A falta de combustíveis em postos tanto na região Metropolitana quanto no interior da Paraíba é uma das consequências desse cenário.

A decisão do Ministério do Trabalho afetou a distribuição desses produtos em todo o estado, uma vez que o referido terminal é responsável por cerca de 40% do abastecimento na Paraíba.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB), Omar Hamad, afirmou que não há uma previsão para a liberação do terminal de armazenamento e distribuição no Porto de Cabedelo. A situação ainda está sujeita a decisões judiciais para que os serviços possam ser retomados e a situação normalizada.

Diante desse quadro, o Sindipetro-PB alertou que vários postos de combustíveis já enfrentam falta de produtos na capital paraibana, o que também é observado no interior do estado. A instituição destacou que, caso a situação não seja resolvida em breve, a tendência é que o desabastecimento cause mais prejuízos à população.

“Está parado e sem previsão de retorno. Estamos aguardando uma decisão judicial. A forma como os terminais são operados aqui é a mesma do restante do Brasil. Se interditou aqui, precisa interditar em todo lugar. Já há postos em João Pessoa faltando algum combustível. As cidades do interior também estão enfrentando problemas”, explicou Omar Hamad, em declarações ao ClickPB.

Dia das Mães: air fryer tem variação no preço de até 133%, revela Procon-PB

0

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB), através do Setor de Pesquisa e Estatística, realizou nos dias 06 e 07 de maio uma
pesquisa de preços sobre Eletroportáteis, para facilitar a vida das mamães. Em relação as fritadeiras elétricas, a Electrolux [Preta/ EAF10] de 3,2L, obteve variação de 133,78%, e uma apresenta uma economia de R$ 400,00 entre os estabelecimentos pesquisados, com preços oscilando de R$ 299,00 (Império – Centro) a R$ 699,00 (Ferreira
Costa – Cabedelo).

Foram pesquisados 150 produtos entre batedeiras, cafeteiras elétricas, ferros de passar,
fritadeiras elétricas, liquidificadores, micro-ondas e sanduicheiras elétricas em 08
estabelecimentos da grande João Pessoa: Atacadão dos Eletros (Av. Almirante Barroso,
39 – Centro), Armazém Paraíba (Av. Almirante Barroso, 11 – Centro), Casas Bahia (Av.
Almirante Barroso, 44 – Centro), Império (Parque Sólon de Lucena, 521 – Centro), Lojão
Rio do Peixe (Av. Alm. Barroso, 53 – Centro), Magazine Luiza (Av. Alm. Barroso, 71 –
Centro), Carrefour (Rua Bacharel Irenaldo de Albuquerque Chaves, s/n Bessa –
Aeroclube) e Ferreira Costa (R. Edgar Sáles Miranda Henriques, 345 – Lot. Morada Nova,
Cabedelo).

No item das cafeteiras elétricas, observa-se que Britânia [15 xícaras/ CP15], apresentou
variação em torno de 99,20%, e uma diferença nominal de até R$ 99,10 aos
consumidores, com preços a partir de R$ 99,90 (Casas Bahia – Centro) até R$ 199,00
(Império – Centro).

Com relação aos ferros de passar, o Ferro de Passar à Vapor Philips [Roxo/GC1752],
obteve variação de 89,03%, se destaca com preços a partir de R$ 119,98 (Carrefour –
Aeroclube) a R$ 226,80 (Armazém Paraíba – Centro), uma diferença nominal de R$
106,82 pela mercadoria.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

 

FestincineJP amplia número de salas para exibição gratuita de filmes

0

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) vai contar com mais salas para exibição gratuitas de filmes. Para garantir que o público tenha mais opções para acompanhar a programação, serão disponibilizadas duas salas do Centerplex, no Mag Shopping. O FestincineJP começa no dia 26 de maio e vai até primeiro de junho. A realização é da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope.

 

“O nosso Festival Internacional de Cinema faz parte de uma ação integrada que a Funjope e a Prefeitura de João Pessoa estão realizando para a valorização do nosso audiovisual paraibano. Nós estamos construindo uma estratégia de fortalecimento institucional do nosso cinema a partir da João Pessoa Film Commission e da Agência Audiovisual de Cinema de João Pessoa, cujo projeto de lei o prefeito Cícero Lucena já enviou para a Câmara de João Pessoa. O Festival participa desse ambiente de fortalecimento no nosso mercado, por isso estamos trabalhando para ampliar o número de salas e sessões de modo que tenhamos um Festival competitivo, com boas conversas de mercado, mas também com uma boa acolhida do público nas salas de cinema da cidade”, explica Marcus Alves, diretor da Funjope.

 

Emprego e renda

Além de uma ampla programação gratuita de filmes, o FestincineJP promove ações para fortalecer o mercado audiovisual da Paraíba e do Brasil, que desponta com um dos principais na geração de emprego e renda no país.

Em 2024, o Festival terá mais dois dias dedicados às ações de mercado, ofertando rodadas de negócios, masterclass, o Laboratório de Produção Executiva e contato com players do mercado. Já estão confirmadas as presenças de representantes da Amazon Prime Video, Globoplay, Box Brasil, Canal Curta!, Tamanduá TV, Canal Brasil, Academia de Filmes, Anavilhana, DPE Produções, Condé +, Paris Produtora, Globo Filmes, Olhar Distribuidora, Vitrine/Galeria, Embaúba, DownTown e CONNE.

 

Homenagens

Este ano o evento vai homenagear o diretor e cineasta paraibano Bertrand Lira; o coletivo ¡Las Luzineides!, que é especializado em  produção de curta-metragens, e o ator e diretor Matheus Nachtergaele, que já confirmou presença na solenidade de abertura do Festival.

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -