O Brasil indicado ao Oscar em 2020

O cinema nacional sempre teve relevância quando o assunto é a cultura Brasileira. Forte, miscigenada, de aspecto peculiar, com muitas obras fantásticas e relativamente novas como Cidade de Deus, O Auto da Compadecida, Central do Brasil e Tropa de Elite. Todos os anos temos pelo menos um filme ou documentário aparecendo internacionalmente em alguma premiação, seja por indicação ou até mesmo por vitória.

Desta vez temos dois indicados ao Oscar, a maior premiação da indústria cinematográfica do mundo, reconhecida por nomear artistas famosos, diretores extraordinários e superproduções “Holywoodianas”.
Mesmo com sua cultura sendo atacada atualmente, o Brasil mostra sua cara na grande premiação com duas produções de dar inveja a qualquer grande produtor:

O Filme “Dois Papas”, de Fernando Meirelles, que conta a história do encontro entre os pontífices mais atuais do Vaticano. Os sujeitos principais do filme são Bento XVI, sendo interpretado por nada mais, nada menos que Anthony Hopkins, e Jorge Bergoglio, brilhantemente encarnado por Jonathan Pryce.

O segundo indicado é o documentário “Democracia em Vertigem”, da diretora Petra Costa e retrata os bastidores do impeachment da ex-presidenta Dilma Roussef, avançando até a crise política que se estendeu até a sua saída da Presidência. Sendo sua primeira indicação a um Oscar, Petra também assina outros documentários como “Elena” e “Olmo e a Gaivota”

Veja abaixo toda as indicações recebidas pelos dois:

MELHOR ATOR
Antonio Banderas – Dor e Glória
Leonardo DiCaprio – Era uma vez em… Hollywood
Adam Driver – História de Um Casamento
Joaquin Phoenix – Coringa
Jonathan Pryce – Dois Papas
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Tom Hanks – Um lindo dia na vizinhança
Anthony Hopkins – Dois Papas
Al Pacino – O Irlandês
Joe Pesci – O Irlandês
Brad Pitt – Era uma vez em… Hollywood

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Democracia Em Vertigem (Brasil)
American Factory
The Cave
For Sana
Honeyland
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
O Irlandês
Jojo Rabbit
Coringa
Adoráveis Mulheres
Dois Papas

Por Humberto Júnior

Comente