Início Site

Tribunal da ONU determina que Israel interrompa operações em Rafah

0

Os juízes do tribunal mais alto da Organização das Nações Unidas (ONU), a Corte Internacional de Justiça, ordenaram, nesta sexta-feira (24/5), que Israel pare imediatamente todas as operações militares em Rafah, sul da Faixa de Gaza. A corte determinou que Israel permita a entrada de ajuda humanitária através da fronteira entre o sul de Gaza e o Egito.

Os juízes ordenaram que Israel forneça acesso para monitorar a situação e que reporte à corte.

A decisão foi proferida em resposta a um pedido de emergência submetido pelo governo da África do Sul ao tribunal sediado em Haia, na Holanda. O pedido acusa as operações de Israel de genocídio.

Israel negou as acusações, alegando legítima defesa. Apesar da determinação ser obrigatória, a corte não fornece força policial para assegurar que Israel cumpra a decisão.

Segundo o ministro Israelense das Finanças, Bezalel Smotrich,”aqueles que exigem que o Estado de Israel pare a guerra exigem que este [Estado de Israel] decrete que deixe de existir. Não vamos concordar com isso” publicou o ministro nas redes sociais.

Nessa quinta-feira (23), o governo israelense havia dito que “nenhum poder na Terra impedirá Israel de proteger seus cidadãos e de perseguir o Hamas em Gaza”. As informações são da Reuters.

Para a organização StandWithUs Brasil, a decisão da Corte Internacional de Justiça não determina, necessariamente, que Israel suspenda por completo atuação em Rafah. Assim, as ações militares nessa parte do enclave palestino poderiam continuar em andamento, desde que não leve à destruição da população civil da região.

“O entendimento da CIJ é apenas de que Israel deve fazer mais do que já tem feito, a fim de preservar a integridade dos civis em Rafah. Cerca de um milhão dos 1.4 milhão de palestinos que se encontravam no local já foram evacuados”, frisou a organização em nota.

Na Paraíba, internet 5G chega para 140 municípios; veja lista

0

A partir da próxima segunda-feira (27/05), as operadoras que adquirirem lotes na faixa de 3,5 GHz vão poder solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G em 140 municípios da Paraíba (PB).

Com a ativação da funcionalidade, as cidades contempladas terão acesso à internet mais rápida e eficiente, o que beneficiará mais de um milhão de moradores.

A Anatel, entidade vinculada ao Ministério das Comunicações, divulgou as informações nesta quarta-feira (20), após uma reunião na sede da empresa. No total, as operadoras poderão solicitar os trâmites para a implantação do 5G em 236 municípios do Brasil.

A liberação da faixa é o primeiro passo para que as prestadoras que adquiriram lotes instalem estações de quinta geração nas cidades. A liberação, no entanto, não significa que o 5G será instalado de imediato nas localidades. O processo depende do planejamento individual de cada prestadora.

Com a decisão, o total de cidades que vão poder contar com o 5G na faixa de 3,5GHz chegará a 4.134, nos quais vivem pouco mais de 189 milhões de brasileiros – aproximadamente 88,6% da população do país.

“A implantação do 5G tem sido um trabalho que nós estamos fazendo pela importância dessa tecnologia na ponta da vida das pessoas. É importante colocar que o Brasil realizou um leilão há três anos e vendeu faixas de frequência para o setor privado. Esse mesmo setor acertou obrigações anuais com o Ministério: o de expandir essa tecnologia, começando pelas capitais até chegar nos mais de 5 mil municípios do Brasil. O cronograma vai até 2030“, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em agenda recente de liberação de recursos para acesso à internet em periferias do Ceará.

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) disponibiliza um painel de dados para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados. O indicador mostra as cidades em que a faixa de 3,5 GHz já está liberada e as próximas.

Os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel.

Confira aqui o painel de informações sobre a liberação e o planejamento para a liberação do uso da faixa de 3.300 MHz a 3.700 MHz (faixa de 3,5 GHz)

Confira aqui os dados referentes ao licenciamento de Estação Rádio Base e de Estações Móveis da Telefonia Móvel (ou Serviço Móvel Pessoal – SMP)

Confira aqui os telefones celulares (smartphones) 5G certificados e homologados pela Anatel

Municípios beneficiados:

Paraíba: Água Branca, Aguiar, Amparo, Aparecida, Arara, Araruna, Areia de Baraúnas, Assunção, Bananeiras, Baraúna, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel, Belém, Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Boa Ventura, Bom Jesus, Bom Sucesso, Bonito de Santa Fé, Borborema, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Dentro, Cacimbas, Cajazeiras, Cajazeirinhas, Camalaú, Caraúbas, Carrapateira, Casserengue, Catingueira, Catolé do Rocha, Conceição, Condado, Congo, Coremas, Coxixola, Cubati, Cuité, Curral Velho, Damião, Desterro, Diamante, Dona Inês, Duas Estradas, Emas, Frei Martinho, Gurjão, Ibiara, Igaracy, Imaculada, Itaporanga, Jericó, Joca Claudino, Juazeirinho, Junco do Seridó, Juru, Lagoa, Lagoa de Dentro, Lastro, Livramento, Logradouro, Mãe d’Água, Malta, Manaíra, Marizópolis, Mato Grosso, Maturéia, Monte Horebe, Monteiro, Nazarezinho, Nova Floresta, Nova Olinda, Nova Palmeira, Olho d’Água, Ouro Velho, Parari, Passagem, Paulista, Pedra Branca, Pedra Lavrada, Piancó, Picuí, Pirpirituba, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Pombal, Prata, Princesa Isabel, Riachão, Riacho dos Cavalos, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Teresinha, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Santo André, São Bentinho, São Bento, São Domingos, São Domingos do Cariri, São Francisco, São João do Cariri, São João do Rio do Peixe, São João do Tigre, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Espinharas, São José de Piranhas, São José de Princesa, São José do Brejo do Cruz, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, São Mamede, São Sebastião do Umbuzeiro, São Vicente do Seridó, Serra Branca, Serra da Raiz, Serra Grande, Serraria, Sertãozinho, Solânea, Sossêgo, Sousa, Sumé, Tacima, Taperoá, Tavares, Teixeira, Tenório, Triunfo, Uiraúna, Várzea, Vieirópolis, Vista Serrana e Zabelê.

Sine-PB oferta 350 vagas de emprego em 10 municípios paraibanos; confira

0

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza, a partir de segunda-feira (27), 350 vagas de emprego em dez municípios paraibanos. Somente em João Pessoa, serão ofertadas 190 vagas – o maior número de oportunidades – com destaque para os cargos de auxiliar de armazenamento com 20 vagas, balconista de açougue com 12 vagas, servente de obras e pedreiro 10 vagas disponíveis para cada função.

Os demais postos de trabalho estão distribuídos nas cidades de Campina Grande, Bayeux, Sapé, São Bento, Santa Rita, Patos, Mamanguape, Cabedelo, Conde.

No posto Sine-PB e nas quatro unidades de atendimento localizadas em João Pessoa ainda estarão disponíveis vagas para operador de caixa (8), já para vendedor de serviços, consultor de vendas e açougueiro estão disponíveis cinco vagas para cada cargo, além de diversas áreas.

Na cidade de Campina Grande, serão disponibilizadas 97 vagas, sendo 13 para chapeiro, 10 para carpinteiro, cinco para encarregado de obras e vendedor pracista (cada cargo), seis para motorista de caminhão leve, ajudante de carga e descarga de mercadoria (cada cargo). Essas são as profissões com o maior número de oportunidades disponíveis na Rainha da Borborema.

Já o Sine de Santa Rita vai oferecer 18 vagas de emprego, 10 para oficial de serviços gerais em Edificações, montador de soldador e vendedor interno, com duas vagas para cada cargo, entre outras funções.

O Sine estadual de Patos terá 17 vagas. A vaga de destaque é para vendedor em domicílio (cinco), enquanto as outras oportunidades são para vendedor de informações comerciais, motorista de caminhão, consultor de vendas, assistente administrativo, ajudante de carga e descarga de mercadoria e, por último, para operador de caixa e vendedor porta a porta, estando disponíveis duas vagas para cada cargo.

Já em São Bento, das 10 vagas disponíveis, para atendente de lojas e mercados são duas vagas, duas para Ins-Rep. de linhas de comunicação de dados, duas para consultor de vendas, já atendente de farmácia – balconista, vendedor interno, vendedor pracista, auxiliar de estoque, uma vaga para cada cargo.

Ainda há nove vagas no posto Sine-PB – Cabedelo: duas vagas para atendente de farmácia – balconista, duas vagas para técnico em manutenção de máquinas, para embalador a mão, duas vagas, assistente de vendas, montador de estruturas metálicas e estoquista,  uma vaga para cada cargo.

No município de Bayeux, serão disponibilizadas quatro vagas para o cargo marceneiro, montador, jardineiro e serralheiro, sendo uma vaga para cada. Já para Sapé serão duas vagas para auxiliar de escritório e consultor de vendas – uma para cada cargo. No município do Conde, serão duas oportunidades de vagas para auxiliar de limpeza. E no posto do Sine de Mamanguape, uma vaga para empregado doméstico diarista.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected] .

Confira aqui as vagas 

Telefones do Sine-PB para contato:

João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600

Bayeux – 3253-2818

Cabedelo – 3250-3270

Cajazeiras -3531-7003

Campina Grande – 3310-9412

Guarabira – 3271-3252

Itaporanga – 3451-2819

Mamanguape – 3292-1931

Monteiro – 99863-3217

Patos – 3421-1943

Santa Rita – 3229-3505

Sapé – 3283-6460

Pombal – 3431-3545

Conde – 3298-2025

São Bento – 3444-2712

Dança e literatura movimentam Casa da Pólvora neste sábado

0

A Casa da Pólvora recebe, neste sábado (25), quatro apresentações artísticas envolvendo dança e literatura. As ações culturais fazem parte do edital de ocupação do equipamento realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A programação tem início a partir das 16h, com acesso gratuito para o público.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirma que esta ação na Casa da Pólvora faz parte de uma estratégia da Funjope e da Prefeitura de João Pessoa de manter o Centro Histórico sempre com atividades artísticas e culturais. Ele lembra que a Fundação tem realizado, em todos os seus equipamentos, como Hotel Globo, Casarão 34, e mesmo nas ruas, como na Praça Rio Branco ou em frente ao Museu de São Francisco, um conjunto grande de atividades culturais.

“Este edital de ocupação da Casa da Pólvora que estamos realizando, mostra a vitalidade e a possibilidade de termos um Centro Histórico com vida, circulando as pessoas, os artistas, o seu público. A arte que apresentamos ali tem muita qualidade em todas as linguagens, literatura, dança, teatro, música. Nós ofertamos à cidade a possibilidade de cultura e entretenimento também no nosso Centro Histórico, acrescenta.

Vão se apresentar neste sábado o Coletivo Jaraguá, com o número ‘Meu quintal de histórias’; Sidney Ruffino, com ‘Vozes ancestrais ou lírico afro ser’; também Ademilton Barros apresenta ‘Memorial da luz do meu erê’; e Andréa Monteiro leva ‘Corpo plural’ para o público.

Dança – Na dança, a performance artística solo em dança tribal fusion ‘Corpo Plural’ trata de identidade, raízes e fusão. A intenção é difundir o conhecimento sobre a dança tribal e propor maneiras de apreciar, estudar e desvendar o corpo dançante, abordando questões sobre a história, o desenvolvimento e o olhar analítico no corpo de quem dança.

Com o memorial Luz do meu erê, o artista Ademilton Barros fala sobre as descobertas ao ser pai. “Com inspiração em risadas que parecem músicas, olhares que parecem estrelas e um amor que parece não ser possível de existir. Não consideramos levar um espetáculo, mas sim a redescoberta do que é nascer, num misto de reconhecimentos corpóreos e de mundo, na busca da memória do menino de outrora no seu aprendizado do viver e, em meio ao trajeto, fazendo aqueles ao seu redor se rever e reconhecer”, resume.

Literatura – Em ‘Vozes ancestrais ou lírico afro ser’, Sidney Ruffino realiza um trabalho no sentido de transmitir ao público temáticas do povo negro em um sentido de fertilidade e crescimento do ser negro no Brasil. Ele busca inspiração no candomblé, através dos cânticos e sons percussivos utilizados no culto aos orixás.

O projeto ‘Meu Quintal de Histórias’, da artista Nara Limeira, vai realizar a contação de histórias com duas narrativas de autores paraibanos: ‘O menino que roubava gaiolas’ e ‘A batalha pelas folhas sagradas’. A indicação das histórias musicadas é para crianças a partir de cinco anos e sem limite de idade.

A artista acredita que a arte de contar história traz em si a possibilidade de a criança imaginar, descobrir mundos, viajar na imaginação e compreender as mudanças do mundo, ao mesmo tempo em que ajuda a atravessar conflitos, enfrentar medos e viver plenamente.

As canções de ‘O menino que roubava gaiolas’ estão no 4º CD da Banda Meu Quintal, da qual Nara também é compositora. O conto de Jairo Cezar mostra o universo exclusão, com cenas de pobreza, fome e abandono. Ao adentrar diferentes camadas de significados, também alerta para os efeitos nocivos da segregação social comprometendo o desenvolvimento saudável e causando sofrimento aos pequeninos. A história também mostra o reconhecimento da importância da leitura como uma chave importante na construção da cidadania.

Netflix aumenta preço e surpreende assinantes; veja novos valores dos planos

0

Sem aviso prévio, a Netflix aumentou os preços do serviço nesta semana. Os três planos disponibilizados pelo streaming sofreram reajustes, e os novos valores já são informados na área de assinatura da plataforma. A mudança gerou reclamação nas redes sociais.

O padrão com anúncios passou de R$ 18,90 para R$ 20,90. A modalidade oferece resolução 1080p (Full HD) e permite o login de dois aparelhos para assistir ao mesmo tempo e fazer downloads.

Já o plano padrão foi de R$ 39,90 para R$ 44,90. A resolução também é de 1080p (Full HD) e são permitidos dois aparelhos logados na mesma residência e para download.

O preço do premium saltou de R$ 55,90 para R$ 59,90. O plano mais caro da plataforma oferece resolução 4K (Ultra HD) + HDR, além de áudio espacial (som imersivo). São permitidos quatro perfis logados ao mesmo tempo e seis para downloads.

Confira os novos preços da Netflix:

Print da tela de preços

Insatisfação

Após a divulgação do aumento de preços da gigante do streaming, internautas reclamaram no X (antigo Twitter). “Quem vê o preço da Netflix acha que ela só produz obra de [Quentin] Tarantino né?”, ironizou Dudu Guimarães.

“Não vai ter jeito, vou ter que cancelar a Netflix! Não tem nada de atrativo e ainda vão aumentar o preço. Tchau e benção!”, reclamou Daniela. “Para aumentar o preço você tem que melhorar alguma coisa na sua plataforma”, disparou Juli.

“Quando a Netflix parar de cancelar série boa, eu dou razão pra ela aumentar o preço”, afirmou Ana Biazin. “O que a Netflix mais sabe fazer é aumentar preço e cancelar séries. Só sabe fazer os outros de palhaço”, escreveu Vanessa Nunes.

“Netflix aumentou o preço da mensalidade e nem avisou os clientes. R$ 59,90 é osso, Netflix”, queixou-se Manzatto. “Apoiei a Netflix desde os primeiros dias, mas, depois que ficou esse preço exorbitante, larguei de mão, mesmo gostando bastante do conteúdo”, comentou Rodrigo Aguiar.

“Está ficando insustentável assistir nessa plataforma. Vou considerar fortemente a troca por outro serviço, já que o catálogo não está mais valendo a pena”, analisou Diamante.

Desde o ano passado, a Netflix também bloqueou o compartilhamento de senha no Brasil. A empresa passou a cobrar um valor adicional para o acesso de usuários que não moram na mesma casa. Caso queira dividir a conta da plataforma com alguém fora da sua residência, é necessário pagar R$ 12,90 mensais a cada assinante extra. Do Notícias da TV.

 

Trânsito do Parque Solon de Lucena vai mudar a partir de domingo; veja como fica

0

Dando continuidade aos investimentos no transporte público para proporcionar cada vez mais melhorias aos passageiros, a Prefeitura de João Pessoa informa que, a partir do próximo domingo (26), serão iniciadas as obras para implantação do Novo Terminal de Passageiros do Paque Solon de Lucena (Lagoa).

A expectativa é de que, em aproximadamente 60 dias, o espaço já esteja ofertando mais segurança, conforto e qualidade para embarques/desembarques do público.

A iniciativa é uma parceria da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros (Sintur-JP).

Veja como vai ficar o trânsito:

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, as intervenções que resultarão em benefícios aos usuários devem ser finalizadas em dois meses, por isso, ônibus e demais veículos precisarão compartilhar os mesmos espaços. Ou seja, durante o período de reforma, as atuais plataformas serão desativadas temporariamente e o transporte público também transitará pela Via Parque Solon de Lucena.

“Sem sombra de dúvidas o projeto aprovado trará uma melhor qualidade e conforto para embarques e desembarques nas plataformas da Lagoa. Enquanto as obras estiveram ocorrendo, vamos precisar desviar o trajeto dos ônibus e, para isso, daremos todo o suporte necessário. Contamos com a contribuição também da população para que esses possíveis transtornos sejam rapidamente sanados”, informou Expedito Leite Filho.

Para Isaac Júnior, diretor executivo do Sintur-JP, esta é mais uma parceria que demonstra o cuidado que a gestão municipal tem com quem se desloca, seja diariamente ou esporadicamente, utilizando o transporte público. “Esta união fortalece a implantação de melhorias, sempre pensando no melhor para os usuários. Juntos, substituiremos toda estrutura metálica, implantaremos novas e modernas cobertas, além de repaginarmos todo o layout. E, ainda, com suporte do poder público, vamos propiciar a renovação da malha asfáltica, iluminação e acessibilidade para pessoas com deficiência”, detalhou.

Embarques e desembarques durante as obras – As linhas que trafegam nos corredores Cruz das Armas, Acesso Oeste e 02 de Fevereiro realizarão as paradas no ‘anel externo’, próximo ao Cassino da Lagoa. Já as linhas dos corredores Pedro II, Epitácio Pessoa, Tancredo Neves e Beira Rio vão realizar embarques e desembarques nas proximidades do Centro Comercial de Passagem (CCP).

Victor Gomes, diretor de transportes da Semob-JP, reforça que das 77 linhas que formam o quadro operacional atualmente do transporte público da Capital, 70 circulam pela Lagoa. “A média de passageiros na cidade, por dia, é de 200 mil usuários. Destes, cerca de 170 mil deverão perceber o impacto da mudança e terão que se adaptar neste período aos novos locais de acesso aos ônibus”, explicou.

Trânsito no entorno da Lagoa – A Diretoria de Operações da Semob-JP, a partir do primeiro dia de interdição das plataformas de ônibus, manterá equipes com agentes de mobilidade de plantão na região, tanto organizando o fluxo de veículos quanto orientando os passageiros sobre as duas novas localidades para acessarem o transporte público. Além disso, será necessário isolar uma área próximo ao CCP para comportar a presença dos usuários à espera dos ônibus no local.

Sanderson Cesário, diretor de operações do órgão, orienta que condutores de veículos comuns também busquem rotas alternativas, evitando o deslocamento na região do entorno da Lagoa. “Manteremos equipes operacionais diárias além de monitorarmos tudo através das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte. Sugerimos como rotas aos motociclistas e motoristas vias como a Avenida João Machado e Odon Bezerra, afim de reduzir a demanda de veículos próximos da Lagoa e diminuir as chances de congestionamento”, afirmou.

Melhorias no transporte público – A gestão municipal vem realizando os maiores investimentos dos últimos tempos para promover melhorias no transporte público da cidade, adquirindo ônibus mais modernos e menos poluentes, tornando João Pessoa a terceira Capital da Região Nordeste com a frota mais nova. Já são 77 veículos zero quilômetro, 75 seminovos e mais 20 geladinhos reforçando o quadro operacional de ônibus. Além disso, a cidade foi agraciada pelo Ministério das Cidades com R$ 180 milhões, para aquisição de 60 ônibus elétricos. Este tipo de transporte faz parte do planejamento para que o Município avance em modernização, mantendo ainda o compromisso com o meio ambiente.

Dengue, Covid-19 e Influenza: João Pessoa disponibiliza vacinas até 16h, neste sábado

0

Quem ainda não pode ir a uma sala de vacina na rede municipal de saúde, neste sábado (25), a Prefeitura de João Pessoa mantém a assistência preventiva com os três pontos móveis, localizados no Home Center Ferreira Costa, no Shopping Sul e no Shopping Tambiá, ofertando a população as vacinas das campanhas ativas, que protegem contra Influenza, Covid-19 e dengue, até as 16h.

No Brasil, apenas 35,09% do público-alvo já se vacinou contra a gripe. Na Paraíba, esse número representa 42,34%. E, em João Pessoa, 19,98% das pessoas que integram os grupos prioritários tomaram a dose do imunizante, sendo a meta de 90%. Para conter os casos graves e internações pela doença, o Ministério da Saúde (MS) ampliou a campanha de vacinação para toda população acima de seis meses de idade, mas o alerta segue para as pessoas que integram os grupos prioritários, que são as mais vulneráveis para as complicações da gripe.

Contra Dengue – A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada).

Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

Contra Covid-19 – Já a vacina que protege contra Covid-19 entrou na programação vacinal de rotina, de crianças a partir de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para as pessoas acima dos 5 anos, as doses são exclusivamente para quem faz parte dos grupos prioritários.

Grupos prioritários contra Covid-19 – Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Vacinas de urgência – Já o Centro Municipal de Imunização (CMI), localizado no bairro da Torre, estará aberto no final de semana, no período das 8h às 12h, exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) para pessoas que tiveram alguma exposição para doença com acidentes com perfurocortantes. Já no caso da antirrábica, são para pessoas que foram mordidas por cães e gatos não vacinados ou, ainda, por morcegos.

Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.

Locais de vacinação em João Pessoa neste sábado (25):

Home Center Ferreira Costa

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 8h às 16h

Shopping Tambiá

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 9h às 16h

Shopping Sul

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 10h às 16h

Centro de Imunização (aberto aos sábados e domingos)

Exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) de urgência.

Horário: 8h às 12h

Prefeitura de Santa Rita tem 48h para explicar gastos com atrações do São João

0

A Prefeitura de Santa Rita tem um prazo de 48 horas para esclarecer os valores destinados às contratações de artistas para a festa de São João da cidade. O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) estabeleceu este prazo nesta sexta-feira (24).

A determinação partiu do conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, que indicou que, caso não haja resposta, a gestão municipal poderá ser obrigada a suspender atos administrativos relacionados aos festejos juninos.

“Considerando ainda a vultosa soma envolvida na celebração aos santos juninos, concedo o prazo (improrrogável) máximo de 48 horas ao Sr. Emerson Fernandes Alvino Panta, na qualidade de Prefeito constitucional de Santa Rita, para promover os esclarecimentos reclamados pela Auditoria”, escreveu o conselheiro.

Além disso, o órgão exige que o gestor apresente um estudo de viabilidade econômica para a realização da festa.

Entre as atrações contratadas para o São João de Santa Rita constam nomes como Gusttavo Lima, Padre Fábio de Melo, Elba Ramalho, Maiara & Maraisa, Wesley Safadão, Aline Barros, entre outros, com valores que chegam a R$ 250 mil.

Veja documento:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Advogado explica quais são os direitos do trabalhador rural e como ele pode se aposentar

0

Neste sábado (25) celebra-se o dia do trabalhador rural. Os direitos desses trabalhadores são fundamentais para garantir condições de trabalho justas e dignas, especialmente em áreas onde a agricultura desempenha um papel significativo na economia. O advogado Frederico Torres explica quais são esses direitos e como o trabalhador pode se aposentar.

“São assegurados aos trabalhadores rurais todos os benefícios da previdência social igualmente a um trabalhador de carteira assinada ou contribuinte autônomo, ou seja, os trabalhadores rurais têm direito a aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte”, detalha o advogado Frederico Torres.

Os trabalhadores rurais que acumularem pelo menos 180 meses de trabalho na atividade rural, e atingirem a idade mínima de 60 anos para homens ou 55 anos para mulheres, têm direito a um benefício específico, diferente da aposentadoria urbana principalmente pela idade.

Conforme o advogado Frederico Torres, existem várias categorias de trabalhadores rurais elegíveis para este benefício, incluindo o segurado especial (como agricultores familiares, pescadores artesanais e indígenas), empregados rurais, trabalhadores avulsos que prestam serviços rurais e contribuintes individuais rurais.

Para o segurado especial, é necessário estar exercendo atividade rural ou mantendo a qualidade de segurado decorrente dessa atividade na data de entrada do requerimento ou quando todas as condições exigidas para o benefício forem atendidas.

Se alguém não atingir o tempo mínimo de trabalho como segurado especial, ainda pode solicitar o benefício com a mesma idade dos trabalhadores urbanos, somando o tempo de trabalho rural ao trabalho urbano. Esse tipo de benefício é conhecido como aposentadoria híbrida.

“O trabalhador rural pode solicitar seu benefício através do telefone 135, por meio do aplicativo do INSS, ou pelo próprio site do Instituto Nacional de Seguro Social”, explica o advogado.

IV Festival de Inverno transforma Monte Horebe em polo cultural até dia 26 de maio

0

O IV Festival de Inverno de Monte Horebe segue a sua programação diversa até o próximo domingo, dia 26 de maio. Depois do sucesso da Corrida do Trabalhador, a maior corrida do alto sertão paraibano, com 40 mil reais em prêmios, troféus e medalhas para aproximadamente 900 de mais de 100 cidades brasileiras.

A partir da abertura oficial, várias atividades se desenvolveram, inclusive apresentações culturais e a inauguração da casa Monte Gelado. Na noite de ontem, além das atividades ligadas a gastronomia e artesanato, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ligado à Secretaria de Ação Social, lotou a Praça Central de Monte Horebe com 10 apresentações artísticas dos grupos de dança, artes plásticas, música e esportes. As apresentações emocionaram o público presente com destaque para o ballet das crianças, o coral de idosos, karatê e o grupo de violinistas.

Outros destaques da programação são o IV Ecopedal da Cidade educadora, no próximo 26 de maio (próximo domingo), que já conta com 300 pessoas inscritas e vai ser um passeio de 35 quilômetros por algumas das mais belas paisagens do município e a terceira edição do Encontro de Carros e Motos Antigos, também no dia 26, na Praça Central.
Hoje os destaques são para o Projeto Leitura na Praça e os espetáculos teatrais em Praça Pública.

O show gospel, na noite do sábado, 25 de maio, também deverá trazer milhares de pessoas à Monte Horebe para o grande evento de confraternização ecumênica que terá a cantora Gaby Cardozo como atração principal. Além de muitas outras atividades de promoção cultural, de saúde, gastronômicas e esportivas, os shows das bandas de Rey Vaqueiro, Ray Porto, Fabiano Delfino e Taty Girl serão momentos para a dança, a alegria e a confraternização no final de semana que encerrará o IV Festival de Inverno de Monte Horebe, a Cidade Educadora.

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -