Mais três cidades da Paraíba recebem autorização para instalação do 5G

Ao todo, a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) autorizou a ampliação da tecnologia em 42 municípios de todo Brasil

As cidades de Boqueirão e Queimadas, no Agreste, e Mataraca, no Litoral Norte, receberam autorização para instalação do 5G nesta quarta-feira (21). Ao todo, a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) autorizou a ampliação da tecnologia em 42 municípios de todo Brasil.

Com as novas liberações, a meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 foi alcançada, segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. “Existe um cronograma do leilão a ser cumprido, mas vamos tentar construir um caminho junto com as operadoras para antecipar essas entregas. Assim, esse serviço de qualidade chegará mais cedo a toda a sociedade brasileira”, destacou o ministro.

A decisão do Gaispi possibilita que as operadoras solicitem a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nestas localidades. No Nordeste, Ceará e Pernambuco foram os estados que mais tiveram liberações, com 11 municípios cada. Na sequência estão Alagoas (6), Bahia (5), Paraíba (3), Piauí (3), Maranhão (2) e Sergipe (1).

Até agora, dos 223 municípios da Paraíba, 31 já estão aptos a receber o 5G, enquanto 47 tiveram o planejamento aprovado e 145 aguardam análise. A tecnologia 5G inaugura no Brasil uma nova era de conectividade, com conexão ultrarrápida, baixa latência e capacidade para múltiplos dispositivos.

No Brasil, a rede 5G funcionará em algumas faixas de frequência, em canais específicos para a circulação de dados pelo ar, que serão leiloadas pela Anatel para a iniciativa privada. São elas: 700 MHz2,3 GHz3,5 GHz e 26 GHz. A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025.