Nesta quinta-feira (2) é o Dia de Finados, considerado um feriado nacional do Brasil. Confira o que abre e o que fecha em João Pessoa e Campina Grande.

João Pessoa

Comércio

Conforme convenção coletiva válida para 2017 e 2018, entre os estabelecimentos comerciais têm a opção de abrir no feriado de Finados desde que paguem uma quantia de R$ 53 a cada funcionário, além de dar uma folga.

Justiça

Na quinta-feira (2), a Defensoria Pública do estado, o Tribunal de Justiça da Paraíba e o Ministério Público Federal não funcionam. O TJPB e a Defensoria Pública funcionam em regime de plantão na sexta-feira (3). Todas as unidades do MPF na Paraíba voltam a funcionar normalmente na sexta-feira (3).

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento bancário na quinta-feira (2), em função do feriado nacional de Finados.

Segundo o Procon-JP, “todos os caixas eletrônicos de autoatendimento deverão permanecer disponíveis e munidos de cédulas variáveis e suficientes, à atender a demanda dos consumidores durante a véspera, o feriado e o final de semana. Ainda, a agência bancária deverá estar munida de envelopes para dinheiro e cheque, bem como canetas para realização de eventuais depósitos”.

Correios

A assessoria de comunicação dos Correios informou que as agências não vão funcionar na quinta-feira (2). O funcionamento volta ao normal na sexta-feira.

Trens

Os trens não vão funcionar durante a quinta-feira (2), dia de Finados. Os transportes voltam a operar normalmente na sexta-feira (3), das 4h30 às 19h48, e no sábado das 4h30 às 13h33.

Parque Arruda Câmara

Nesta quinta-feira (2), o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) estará aberto ao público. O espaço, localizado no bairro do Roger, funcionará em horário normal, das 8h às 17h (horário local), com bilheteria até as 16h. A diversão custa R$ 2 por pessoa, sendo que crianças até sete anos e idosos não pagam.

Repartições públicas

As repartições e órgãos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) não terão expediente no Dia de Finados. Contudo, os setores que prestam serviços essenciais à população funcionarão normalmente, como o Serviço Móvel de Urgência (Samu), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), além da coleta de lixo feita pelos agentes da Autarquia Especial de Limpeza (Emlur) e Defesa Civil.

No feriado, os veículos só poderão ser retirados em caráter excepcional, com autorização dos secretários das pastas. O expediente voltará ao normal nas repartições da gestão municipal nesta sexta-feira (3), a partir das 8h.

Os funcionários do Governo do Estado também só retornam ao trabalho na sexta-feira.

Shoppings

O Mangabeira Shopping, o Manaíra Shopping e o Mag Shopping funcionam normalmente nesta quinta-feira (2), das 10h às 22h.

O Shopping Tambiá vai funcionar em caráter especial neste feriado: das 12h às 20h.

O Sebrae vai estar fechado.

O Shopping Sul funciona nesta quinta-feira (2) das 11h às 22h , a praça de alimentação, e das 13h às 20h as lojas.

O Shopping Cidade e o Lagoa Shopping, ambos no Centro de João Pessoa, não funcionam no feriado de Finados.

Campina Grande

Prefeitura, repartições e escolas públicas

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, como as repartições públicas e escolas, não funcionam nesta quinta-feira. Na sexta-feira (3) o funcionamento é normal.

Bancos e Correios

As agências bancários e os Correios fecham nesta quinta-feira, retornando às atividades na sexta-feira (3).

Shoppings

O Partage Shopping vai funcionar durante o feriado em horário normal, das 10h às 22h. Já o Shopping Luiza Motta funciona em horário especial na quinta-feira, quando as lojas abrem das 12h às 18h.

Comércio

As lojas do comércio de Campina Grande fecharão na quinta-feira (2), mas quem desejar abrir, deverá pagar aos funcionários o abono e dar um dia de folga. O funcionamento retoma na sexta-feira (3).

UFCG e UEPB

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vão paralisar as atividades nesta quinta-feira. A UEPB só retoma as atividades na segunda-feira (6), já na UFCG tem aula na sexta-feira. Informações do G1.

Comente