O saudoso maestro Sivuca será o protagonista do projeto ‘Macacos me Mordam – Ao vivo!’, nesta sexta-feira (13), às 18h, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Haverá exibição do documentário ‘Três dias com Sivuca’ e debate sobre a avida e a obra de Severino Dias de Oliveira, o Sivuca. Projeto é conduzido pelo multiartista Pedro Osmar.

 

Documentário de curta-metragem, ‘Três dias com Sivuca’ é produzido por Wilmar Bandeira e Vera Rocha Oliveira e dirigido por Pedro da Rocha. O filme foi realizado com imagens inéditas captadas durante três dias do mês de março de 2004, enquanto Sivuca ensaiava com a Orquestra Sinfônica do Recife para um concerto no Marco Zero. O filme também conta com vários depoimentos sobre a música de Sivuca e sua relação com a cidade do Recife.

 

O paraibano morreu em 2006, aos 76 anos, e deixou um legado enorme de clássicos do cancioneiro popular brasileiro. Sivuca é referência por transitar entre o popular e o erudito, explorando vários instrumentos e estilos musicais, do clássico ao forró, passando pelo jazz, blues e baião, com naturalidade.

 

Entre os trabalhos mais representativos do músico estão “Adeus Maria Fulô”, em parceria com Humberto Teixeira; “João e Maria”, com Chico Buarque; e “Feira de Mangaio”, com Glorinha Gadelha, que fez sucesso na voz de Clara Nunes. Ele lançou mais de 40 álbuns e teve composições gravadas por grandes intérpretes, como Elba Ramalho, Os Mutantes e Nara Leão.

 

Macacos Me Mordam! – Programa de estreia foi no dia 16 de junho, quando o convidado foi o cantor e compositor Milton Dornellas, com direito a bastante interação, no Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira (com capacidade para 30 lugares). Na semana seguinte, o convidado foi o cantor e compositor Escurinho.

 

Já passaram pelo projeto idealizado por Pedro Osmar os seguintes nomes: José Enoch, Jessé Jel, Dida Fialho, Escurinho, Milton Dornellas, Paulo Ró, Piedade Farias, Jessé Jel, Arthur Pessoa e Jãmarrí Nogueira. O ‘Macacos me Mordam!’ também é um programa (gravado) que vai ao ar às quintas-feiras, na Rádio Tabajara FM 105.5.