Vice-campeão da Copa do Nordeste em 2019, o Botafogo-PB já conhece os seus adversários na fase de grupos da edição da competição regional do ano que vem. O sorteio, realizado nessa quinta-feira, em Aracaju, definiu que o Belo está no Grupo A, ao lado de Bahia, Sport, CRB, ABC, Frei Paulistano, River-PI e do atual campeão, o Fortaleza. Ou seja, assim como no formato deste ano, os adversários vão ser os do Grupo B, composto por Vitória, Santa Cruz, Ceará, CSA, América-RN, Confiança, Náutico e Imperatriz. Já conhecendo os adversários, o técnico do Belo, Evaristo Piza, se mostrou muito tranquilo, garantindo que o páreo é tão duro quanto foi na atual temporada.
Para o comandante botafoguense, o equilíbrio entre as equipes vai continuar firme na próxima edição do Nordestão. Ou seja, cabe ao seu elenco buscar se adaptar a cada jogo para tentar novamente chegar ao mata-mata.
– Os grupos são fortes como o deste ano. Temos que ter muito equilíbrio para ter consistência. Em competição desse tamanho, não tem jogo tranquilo; por isso, é preciso se fortalecer a cada jogo para conseguir repetir a campanha e se classificar – disse Evaristo Piza.
Na atual temporada, o Botafogo-PB terminou a fase de grupos de forma invicta, se classificando com a segunda posição, atrás apenas do Ceará. No mata-mata, passou por CSA e Náutico até encarar o Fortaleza na decisão. Foi justamente nos dois jogos finais que a invencibilidade botafoguense acabou, resultando no vice-campeonato.
Com um desempenho de sete vitórias, três empates e duas derrotas na temporada em que ficou segunda colocação, o Botafogo-PB espera novamente fazer grandes jogos no ano que vem. Mas já pensando nisso, Evaristo Piza garante que espera os adversários mais cautelosos quando enfrentarem o Alvinegro da Estrela Vermelha. Para ele, isso também aumenta a responsabilidade do Belo.
– Vão olhar diferente, eu acho. Os adversários, sabendo das nossas características de jogo, vão ser mais cautelosos. Para isso, temos que elevar o nosso jogo e trazer alternativas diferentes ao longo da disputa. Nos jogos deste ano, os times vieram para João Pessoa marcando baixo, jogando no nosso erro. Talvez seja diferente em 2020 – analisou Piza.
Apesar do desfecho das chaves, ainda não ficou definida a tabela completa da Copa do Nordeste, com datas e locais dos jogos. Por isso, ainda não dá para saber quem o Belo vai encarar no Almeidão e quem vai visitar durante a fase de grupos. O certo mesmo é que competitividade não vai faltar para o único representante paraibano no Nordestão de 2020.
Além da Copa do Nordeste, o Botafogo-PB vai dividir as atenções com o Campeonato Paraibano e a Copa do Brasil. O time de João Pessoa ainda vai ter também a Série C do Campeonato Brasileiro para disputar em 2020, mas a competição nacional só começa a ser disputada na reta final do primeiro semestre.