Publicidade
Cotidiano

Nova sede do MPT em Campina Grande será inaugurada nesta quinta-feira

Cerimônia de inauguração tem início a partir das 16h do Dia do Trabalhador

No mês dedicado ao trabalhador, os paraibanos ganham uma nova sede do Ministério Público do Trabalho em Campina Grande, que permitirá o aperfeiçoamento dos serviços e do atendimento prestado à população de parcela expressiva do Estado da Paraíba. O novo prédio será inaugurado na próxima quinta-feira (02), a partir das 16h, no auditório do órgão ministerial (no 2º andar). A nova sede é sustentável, com ampla acessibilidade e vai atender Campina Grande e mais 162 municípios de quatro regiões do Estado.

- Continua depois da publicidade -
A edificação está localizada na região conhecida como “Complexo Judiciário”, no bairro Estação Velha (Rua Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Souza, n° 255). O novo prédio do MPT na terra do “Maior São João do Mundo” também abrigará a Advocacia-Geral da União (AGU).

“Com as novas instalações, a Procuradoria do Trabalho em Campina Grande poderá atender de forma ainda melhor toda uma expressiva parcela da população paraibana, que tem se valido da destacada atuação dessa unidade do MPT em nosso Estado”, ressaltou o procurador-chefe do MPT-PB, Carlos Eduardo de Azevedo Lima.

Segundo ele, o compartilhamento do edifício com a AGU propiciará, também, uma relevante otimização no uso de recursos públicos, “reduzindo custos para esses dois relevantes órgãos, ao mesmo tempo em que têm, ambos, significativamente aprimoradas as condições de receber e de atender adequadamente a sociedade, ou seja, fazendo mais com menos”, destacou.

Acessibilidade

O novo prédio do MPT em Campina Grande também propicia as condições de acessibilidade arquitetônica integral aos cidadãos e a pessoas com deficiência, dificuldades de locomoção e mobilidade reduzida.

Sustentabilidade

Segundo o arquiteto do Ministério Público da União (MPU) Deoclécio Vieira Neto, presidente da Comissão de Execução e Fiscalização da Obra da nova sede, esta possui um Sistema de Captação e Reaproveitamento da água da chuva. “A água captada vai abastecer a instalação de vasos sanitários e também atenderá as torneiras de lavagem de pisos e áreas de jardim”, acrescentou.

Programação cultural

Durante a inauguração, no auditório do MPT em Campina Grande (2º andar), crianças do projeto “Tamanquinhos das Artes” (apoiado pelo MPT) farão uma apresentação com violinos. Em seguida, crianças apresentarão uma dança (pas-de-deux), trecho do espetáculo “A Feira”, encenado por meninos e meninas do projeto, que nasceu com o objetivo de retirar crianças do trabalho infantil e educá-las por meio das artes. A sede do projeto funciona na área da Feira Central de Campina Grande, local de grande vulnerabilidade social.

Exposição e Jackson do Pandeiro

Uma exposição será montada no hall de entrada do MPT, em Campina Grande e estará aberta à visitação. A mostra é composta por bonecos, peças e materiais confeccionados pelos alunos do “Tamanquinhos”, nas oficinas de Confecção de Brinquedos, Artes Plásticas e Literatura. Na exposição, está o mascote do MPT Socioambiental (o ‘MPTeco’), o mascote do Abril Verde (o ‘Pioneiro’) e o boneco do compositor paraibano de Alagoa Grande, Jackson do Pandeiro, um dos homenageados do São João de Campina Grande este ano. O autor da música ‘Sebastiana’ completaria 100 anos no próximo dia 31 de agosto.

Sanfona

No início da solenidade, o hino nacional será executado na sanfona pelo músico Marcos Lima e equipe. Ele coordena voluntariamente o projeto “Brasibes”, iniciando crianças e adolescentes do município de Nova Floresta no mundo da música. Criado há 10 anos, o projeto já beneficiou aproximadamente 200 jovens. Atualmente, há cerca de 20 alunos aprendendo instrumentos como acordeom, flauta e escaleta.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar