Mamanguape se torna referência para testagem da Covid-19 em profissionais da saúde e segurança

Mamanguape foi escolhida pela 14ª Regional de Saúde como município de referência para as testagens rápida da covid-19 nos profissionais da saúde e segurança pública da região do Vale do Mamanguape, que apresentarem sintomas gripais.

De acordo com o secretário de saúde do município, Rafael Aires, o profissional fará triagem no município de origem, a partir do décimo dia do início dos primeiros sintomas. Após o preenchimento do formulário eletrônico indicado na nota técnica, uma notificação é feita à Secretaria que o encaminha para testagem.

O novo protocolo de testagem é uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, com as Regionais de Saúde por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), e será realizado pela Secretaria de Saúde de Mamanguape por agendamento, de segunda a sexta das 8h às 11h, na Escola Municipal Adaílton Coelho Costa, localizada na BR-101, bairro Santa Edwirgens. “A dinâmica de atendimento por agendamento será para evitarmos aglomerações e otimizar o atendimento”, declarou o secretário.Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (83) 3292-2269, no horário de 7h às 13h.

(Foto: Ascom Mamanguape)

Conforme Aires, há toda uma estrutura montada para atender a demanda dentro do fluxograma montado. Durante o atendimento o profissional estará devidamente paramentado com os EPIs adequados, assim como o motorista que conduzí-lo. O transporte sanitário será exclusivo para o profissional realizar o teste.

O resultado leva em torno de 15 minutos. Se testado positivo, o profissional recebe os tratamento clínico e é encaminhado para casa, onde deve ficar em isolamento sendo monitorado pela Secretaria por mais 20 dias. Além disso, os familiares na casa também são testados e acompanhados. Após o período de monitoramento, outro teste é realizado, para finalizar o tratamento. Porém, em caso de testagem negativa, o profissional retorna imediatamente para o município de origem, podendo voltar ao trabalho.

O secretário mamanguapense informa que até o momento não há notificação, ou agendamentos marcados.

Em Mamanguape, há registro de oito casos suspeitos do novo coronavírus, que são monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde, mas não há casos confirmados da doença.

Comente