João Azevêdo confirma possibilidade de ‘lockdown’ na Grande João Pessoa

Medida é analisada caso haja crescimento acentuado de casos, diminuição do isolamento e número de mortes subindo de forma vertiginosa

A possibilidade de ‘lockdown’ na Região Metropolitana de João Pessoa foi confirmada pelo governador João Azevêdo (Cidadania) nesta segunda-feira (4). Caso haja crescimento acentuado de casos, diminuição do isolamento social e o número de mortes subindo numa curva vertiginosa, a receita para frear a proliferação do novo coronavírus (Sars-Cov-2) será o endurecimento do isolamento social. Entretanto, o gestor frisou que a ação é para um segundo momento.

+ Covid-19: Luciano Cartaxo vai interditar praias e orla de João Pessoa

“Mesmo considerando que apenas 50% das pessoas seguem no isolamento, dados que acompanhamos pelo score do isolamento social da InLoco, não podemos aplicar o lockdown para todo estado, porque tem municípios que tem um caso. Agora, a Região Metropolitana de João Pessoa, se você soma tudo dá mais de 85% dos casos, você olha a orla e as pessoas caminhando como se nada tivesse acontecendo. As pessoas entendem que isolamento social é um período de férias, uma parte da população. Tanto que o bairro Manaíra é o bairro onde mais tem casos confirmados, exatamente porque as pessoas não estão mantendo o isolamento. Isso é, infelizmente, muito preocupante. Essa desobediência ao decreto é que pode levar a uma medida de endurecimento sim”, afirmou João, em entrevista à CBN João Pessoa.

Porém, o governador descartou, à priori, a possibilidade de um lockdown em todo o estado. “Um lockdown estadual provavelmente não acontecerá, em função de que você tem situações completamente diferentes por município. Então não é uma medida que você possa tomar no estado todo. Não acontece do dia para noite, tem todo um rito que tem que ser seguido, a partir da elaboração de um relatório que demonstre essa necessidade”, disse.

Conforme João, ele deve receber das prefeituras de João Pessoa, Conde, Bayeux e Santa Rita um documento com medidas para conter a Covid-19 na região, entre elas pode constar o lockdown – já que Emerson Panta já anunciou a medida na cidade canavieira. “Vamos analisar e levar isso ao Ministério Público. Para posteriormente, entrar com uma ação e para ter aval da justiça, e aí sim decretar o lockdown”, explicou o gestor estadual.

“[Temos que analisar] o momento em que isso pode ser implementado. Vou me reunir com os prefeitos da Região Metropolitana de João Pessoa, levantar os dados que temos da Secretaria de Saúde, isso pode levar a necessidade de implementação, num segundo momento, de um lockdown na região”, completou.

Comente