ALPB levanta a bandeira do combate à violência contra a mulher durante audiências do ODE

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em parceria com o Orçamento Democrático Estadual (ODE), está intensificando as ações da de sua Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher, como parte do seu compromisso com a luta contra a violência doméstica.

A iniciativa inclui a distribuição de panfletos durante as audiências do (ODE), assim como a divulgação do livro contendo toda a legislação relacionada aos direitos femininos.

O Orçamento democrático, que nesta sexta-feira (10) realiza audiência na cidade de Cajazeiras, terá voz feminina. Pelo menos 70% das falas nas audiências serão de mulheres, e esta edição será dedicada à participação delas em consonância com a Organização das Nações Unidas (ONU), que determinou 2024 como o ano em que todos os países devem potencializar a participação e o empoderamento de feminino.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, destacou a importância do Poder Legislativo em contribuir no Orçamento Democrático deste ano, com uma campanha para interromper essa violência, enfatizando o compromisso da Casa com a proteção e dignidade das mulheres paraibanas. “Esta campanha é um grande passo na conscientização e na promoção de medidas efetivas para combater esse problema sério e recorrente”, ressaltou o parlamentar.

O diretor de comunicação da Assembleia Legislativa da Paraíba, Marcos Weric, destacou a parceria entre a ALPB e o Orçamento Democrático. “É com imenso comprometimento que damos início a essa iniciativa crucial em prol da proteção e da dignidade das mulheres. Durante as audiências do ODE, vai ser feito esse trabalho, essa conscientização, com a entrega de panfleto. Também será distribuído alguns exemplares do livro e no panfleto vai ter o QR Code para baixar o livro em PDF”, explicou.

Desde o mês de março, durante sessão especial, a Assembleia da Paraíba lançou a Campanha “Março Mulher, Rompa o Ciclo da Violência” com o objetivo de enfrentar os altos índices de feminicídio na Paraíba. O livro lançado e que será distribuído no ODE retrata leis trabalhadas pela ALPB como parte dessa iniciativa, visando proteger as mulheres paraibanas e encorajá-las a romper o ciclo de violência.

Entre as atividades realizadas através da campanha do Legislativo Estadual, a Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma série de visitas institucionais a órgãos púbicos do estado em busca de parcerias. A Defensoria Pública da Paraíba e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) foram os lugares visitados.

Já as audiências do Orçamento Democrático, acontecem hoje em Cajazeiras e amanhã (11) na cidade de Sousa. Os eventos estão programados para acontecer até o dia 13 de julho.