Instagram deve voltar com feed cronológico em 2022; entenda mudança

Em 2016, alguns anos depois de o Facebook comprar a rede social, que o app passou a usar um algoritmo que decide a ordem de relevância dos conteúdos

O Instagram planeja lançar uma opção para que as pessoas vejam o feed em ordem cronológica, sem a influência de um algoritmo. A afirmação foi feita por Adam Mosseri, chefe da rede social, durante uma audiência ao Senado dos Estados Unidos na última quarta-feira (8).

“Estamos trabalhando em uma versão de um feed cronológico que esperamos lançar no ano que vem”, disse Mosseri. Ele afirmou ainda que a empresa está trabalhando nesse recurso “há meses”, mas não compartilhou detalhes sobre como ele funcionaria e se valeria também para os stories, por exemplo.

Nos primórdios do Instagram, as postagens apareciam somente na ordem cronológica. Foi só em 2016, alguns anos depois de o Facebook comprar a rede social, que o app passou a usar um algoritmo que decide a ordem de relevância das fotos e dos vídeos que aparecem no feed.

A mudança traria “mais transparência”, “prestação de contas” e “mais controle” aos usuários, segundo o executivo. O Instagram tem sido alvo de críticas após a denunciante Frances Haugen afirmar que os produtos do Facebook prejudicam as crianças.

Mosseri testemunhou depois que Haugen, ex-gerente de produto do Facebook, vazou documentos que indicam que o Instagram sabia por meio de estudos internos dos riscos do aplicativo para os usuários mais jovens. Esta é uma das revelações do caso conhecido como Facebook Papers.

Do G1