Deputada é vítima e sobe para cinco o número de parlamentares alvos de celulares clonados

Jane Panta foi a quinta deputada paraibana a ter seu celular clonado por hackers. A parlamentar informou o caso nesta quinta-feira (28), através das redes sociais. Ainda ontem, os deputados Branco Mendes, Trócolli Júnior, Lindolfo Pires e Wallber Virgulino também haviam denunciado o ataque.

Por conta disso, os parlamentares estão alertando à população para que desconsiderem as mensagens enviadas por eles, que na maioria das vezes pedem a transferência de dinheiro, com a alegação de que já atingiram o limite de movimentação do dia e que no dia seguinte faria a transferência de volta.

Como funciona o golpe

Segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), durante a clonagem, os bandidos reprogramam o aparelho para transmitir o código do dispositivo e o código do assinante habilitado para si. Assim, o fraudador usa um outro aparelho para utilizar os códigos clonados para fazer as ligações telefônicas, mandar mensagens, acessar aplicativos e senhas.

De acordo com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), as autoridades competentes serão acionadas para apurar o caso.

Comente