O CSP apresentou um aumento expressivo e repentino de seguidores no Instagram na terça-feira (6). O Tigre saltou para mais de 435 mil seguidores na rede social da Meta, número que o colocaria como o time mais seguido da Paraíba. Entretanto, os números são suspeitos, até mesmo para a diretoria do clube de João Pessoa.
De acordo com análise do Paraíba Já, numa observação rápida do fator de engajamento, uma equação entre número de seguidores e interações (curtidas e comentários), não apresenta consistência.
Além disso, naturalmente, o salto é drástico. O CSP ganhou mais de 400 mil seguidores em questão de horas na terça-feira. Plataformas como o HypeAuditor ainda registram o perfil do Tigre no Instagram com 25 mil seguidores. A mesma fonte aponta que o time tinha selo de verificado, algo que não é mais visto no perfil nesta quarta-feira (7).
O perfil cresceu coincidentemente o mesmo número de seguidores vários dias seguidos, sendo 3.611 novos seguidores. Comportamento aconteceu pelo menos desde 14 de outubro do ano passado, se repetindo até o dia 5 de fevereiro deste ano de maneira ininterrupta. Os dados são do Not Just Analytics.
“De acordo com visualização de ferramentas, eles apresentam dados de seguidores que cresce diariamente o mesmo número. Passaram dias crescendo 12 seguidores, depois 16, e chegaram até os mais de 3.600 diariamente. Esse último comportamento seguia desde outubro até dois dias atrás. O engajamento também não condiz, é uma relação baixa entre interações e número de seguidores. E, de fato, parece um crescimento que não soa tão orgânico”, disse um especialista em estratégias digitais, que preferiu não se identificar, ao Paraíba Já.
Nem time de Série A
A título de exemplo, o Tigre apresenta mais seguidores que o Cuiabá e o tradicional Juventude, times da Série A, que registram 412 mil e 214 seguidores, respectivamente. Porém, o clube pessoense não disputa qualquer competição nacional a nível profissional.
Inclusive, publicações recentes do time também tiveram curtidas subindo repentinamente, conforme observou o Paraíba Já.
Os perfis que estão seguindo o CSP recentemente também aparentam que são falsos, os chamados bots.
O próprio CSP reconhece a anormalidade. O clube divulgou uma nota na noite da terça-feira (6), onde alega que “sempre seguiu e segue as normas da plataforma” e ressalta que “conquistou seu público e seu engajamento de forma orgânica”.
Segundo a diretoria do Tigre, o aumento repentino de seguidores aconteceu “sem qualquer movimentação clara ou envolvimento do clube”.
Confira nota do CSP na íntegra sobre aumento de seguidores
O Centro Sportivo Paraibano esclarece que sempre seguiu e segue as normas desta plataforma, onde conquistou seu público e seu engajamento de forma orgânica.
Entretanto, nos últimos dias, houve um aumento repentino de seguidores, sem qualquer movimentação clara ou envolvimento do clube. O fato não soma aos planos do Clube, na verdade, contrariando os princípios da agremiação e impossibilitando um melhor planejamento de marketing, consequentemente, atingindo a credibilidade do CSP.
Apesar da situação, o clube ressalta que seguirá respeitando as normativas desta plataforma!
“Comprou poucos seguidores”
O caso do boom nos seguidores do CSP repercutiu nos comentários do perfil do próprio time. “Ficou na cara mesmo a compra de seguidores, misericórdia”, disse um usuário.
“Onde vocês compra seguidores?” e “manda a fonte dos ‘arabeanos’ aí” foram as reações de outros dois usuários.
Teve ainda quem indagasse o clube sobre a receita. “De onde saiu tanto seguidor? Qual segredo?”, questionou outro usuário. Enquanto outro brincou: “comprou poucos seguidores, graças a Deus”.