Coronavírus em CG: missas são suspensas, coleta de lixo continua e feiras funcionam

Após nova reunião com o Gabinete de Crise criado especialmente para tratar das providências de enfrentamento à ameaça do Coronavírus em Campina Grande, na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito Romero Rodrigues anunciou novas decisões de imediata implantação no Município. Mantendo o padrão de diálogo com os representantes dos segmentos, antes de adotar as medidas, Romero se reuniu com as lideranças religiosas locais.

Em reunião pela manhã com o bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes, Romero Rodrigues agradeceu à autoridade eclesiástica providências, que alteraram inclusive a própria liturgia, no sentido de apoiar a luta contra o novo vírus nos templos. E conseguiu de Dom Dulcênio, também, respaldo para uma nova medida: a suspensão, por 15 dias, da realização de todas as missas na área de jurisdição da Diocese.

Evangélicos apoiam

Ainda pela manhã, o prefeito campinense se reuniu, no auditório do Ipsem, com representantes da comunidade evangélica, a exemplo da Ordem dos Ministros do Brasil (OMEB) local, do Verbo da Vida, Assembleia de Deus, da Congregacional, das igrejas Batista, Presbiteriana e o coordenador geral da Vinacc, pastor Euller Faber, obtendo deles apoio para a suspensão temporária também de cultos na cidade. O encontro foi articulado pelos vereadores evangélicos Saulo Noronha e Alexandre Pereira (sem partido).

A Igreja Universal em Campina Grande também aderiu à proposta de suspensão temporária das atividades, após articulação do vereador licenciado e presidente da Urbema, Josimar Henrique, com o presidente pastor Jailson Luiz.
Os líderes evangélicos registraram, de forma unânime, elogios à postura democrática do prefeito em consultar o segmento e à maneira como vem conduzindo pessoalmente a organização de uma série de medidas preventivas na cidade contra o novo vírus.

Ficou definido na reunião que as igrejas continuarão abertas, com o funcionamento normal das atividades administrativas e atendimento personalizado aos fiéis que se dirigirem aos templos em busca de aconselhamento espiritual.

Museus e cinemas

O acesso a museus e cinemas em Campina Grande também está suspenso, pelo prazo de 15 dias, de acordo com o novo decreto do prefeito Romero Rodrigues.

Coleta de lixo não sofre alteração em Campina Grande

Por determinação do prefeito Romero Rodrigues, a coleta domiciliar de lixo em toda cidade, não sofreu nenhuma alteração, em que pese a redução do fluxo de pessoas na área central da cidade, por conta da orientação para que fiquem em  casa, durante esse momento delicado de precauções contra o coronavírus.

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente,  está operando em toda sua plenitude, cumprindo todas as rotas, segundas, quartas e sextas; terças, quintas e sábados, nos bairros e distritos, e diariamente, na área central da cidade.

A orientação do secretário Geraldo Nobre Cavalcante, é para que as pessoas só coloquem o lixo na porá de casa nos dias de coleta, e evitem depositar detritos em terrenos baldios, ou próximo aos canais e galerias.

Também continua o trabalho de coleta seletiva com o Recicla Campina, com pontos fixos na cidade, como praças e parques.

Feiras continuam
Até o momento, também estão sendo mantidas o funcionamento de feiras e mercados administrados pela Prefeitura, mas que as pessoas procurem ir o mínimo possível.

Comente