Carros de som começam a ser usados em João Pessoa para alertar sobre quarentena

Por meio das redes sociais, propagandas na TV e carros de som, que circulam nos bairros com maior número de pessoas na rua, a Prefeitura de João Pessoa chama a atenção da população com orientações e explicações sobre a importância de manter o distanciamento social neste período de pandemia.

Segundo a Prefeitura, os carros de som fazem o trabalho educativo nos bairros de Paratibe, Gramame, Alto do Mateus, Cristo, Mangabeira e Valentina. Nesta semana, a programação também inclui os bairros de Mandacaru, Alto do Céu e Geisel.

As orientações seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, como medida eficaz que garante o aumento da porcentagem de pessoas cumprindo a quarentena, atestada pela Sistema de Monitoramento Inteligente que acompanha a circulação de pessoas na Capital paraibana. O sistema, lançado na última quinta-feira (16), é uma plataforma colocada em prática por meio de parceria com a startup pernambucana InLoco. Dessa forma, com a ajuda da tecnologia, é possível orientar a população de acordo com os possíveis focos de aglomeração.

Nesse fim de semana, o índice de distanciamento social na Capital foi de 48,3%. Bairros como Paratibe e Portal do Sol tiveram 74,8% das pessoas em casa. Já os bairros de Mangabeira e de Barra de Gramame registraram os números mais baixos de distanciamento social, entre 34,2% e 35,3%, respectivamente.