Início Site

Uma pessoa morre após entrar em motor de avião da Embraer em Amsterdam

0

Uma pessoa morreu após entrar em um motor de avião em funcionamento, nesta quarta-feira (29/5), no aeroporto de Schiphol, em Amesterdam, Holanda. Alguns passageiros testemunharam o acidente.

Após o embarque da tripulação e dos passageiros, uma pessoa teria entrado no motor ligado. A aeronave é fabricada pela Embraer e pertence à empresa aérea KLM. O avião sairia de Amsterdam e seguiria rumo a Billund, Dinamarca. As informações são da Reuters.

“Hoje, houve um incidente horrível em que uma pessoa acabou no motor de um avião. Nossos pensamentos vão para os familiares, e nos preocupamos com os passageiros e colegas que testemunharam isso. A Polícia Real Militar está atualmente conduzindo uma investigação”, informou o aeroporto de Schiphol, que confirmou o caso nas redes sociais.

Ainda não se sabe o motivo pelo qual a vítima entrou no motor, e as investigações estão em andamento, segundo o porta-voz em relato à Reuters.

Forte turbulência no avião da Singapore Airlines

Vinte passageiros seguem internados após ficarem feridos com a turbulência que atingiu o avião de Singapore Airlines, nessa terça-feira (21/5). Uma pessoa moreu durante o incidente e pelo menos 80 ficaram feridas. Do Metrópoles.

Saiba de quem era o camarim do SBT onde diretor transou com funcionária

0

A revelação de que um importante diretor do SBT foi flagrado por uma camareira fazendo sexo com um subordinado em um camarim do SBT ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (29/5). O programa Mulheres, da TV Gazeta, revelou quem seria a dona do tal camarim.

Trata-se do camarim de ninguém menos que Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos e substituta do pai no Programa Silvio Santos. A informação não foi confirmada pelo SBT.

Entenda a confusão

Após Dudu Camargo ser demitido do canal por supostamente defecar em um camarim do SBT, um importante diretor teria sido flagrado por uma funcionária fazendo sexo em um dos espaços do canal de Silvio Santos. A emissora, inclusive, diz estar investigando o caso.

De acordo com o site TV Pop, o diretor teria sido visto fazendo sexo com um subordinado em horário de expediente. O nome do tal executivo não foi divulgado pela página, que diz ter um vídeo do momento em que a situação ocorre.

O vídeo em questão viralizou entre os colaboradores do SBT, e profissionais de vários setores já assistem e compartilham o conteúdo. Do Metrópoles.

ALPB concede medalha de Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity ao advogado Ricardo Bezerra

0

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na tarde desta quarta-feira (29), sessão solene para entregar a Medalha de Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity ao advogado Ricardo Tadeu Feitosa Bezerra. A homenagem, proposta pelo deputado Chico Mendes, aconteceu no Plenário da Casa e contou com a presença de autoridades, amigos e familiares do homenageado.

A sessão foi presidida pelo presidente da Casa, Adriano Galdino, que ressaltou a atuação de Ricardo Bezerra no campo jurídico e também como escritor. “É um momento de muita alegria para todos nós, uma honra sempre ter aqui em plenário pessoas que representam o bem, que representam os bons propósitos. A medalha Tarcísio de Miranda Burity é a homenagem que a Assembleia presta pela sua atuação jurídica e pelos relevantes serviços prestados ao estado, pois é um profissional, advogado que atua brilhantemente trazendo orgulho para toda a Paraíba”, declarou Adriano Galdino.

Ricardo Bezerra é especializado em causas cíveis, trabalhistas e previdenciárias. “A nossa maior honraria no verso jurídico foi entregue a um cidadão que de fato merece. Ricardo é um jurista que precisava, na minha concepção, ser homenageado com essa Medalha para nos representar em toda a Paraíba e no Brasil. Então, é mais que justo essa honraria”, ressaltou o deputado Chico Mendes.

O deputado João Gonçalves, além de reconhecer o trabalho de Ricardo Bezerra, ressaltou que a homenagem também contribui para o fortalecimento de um bom exemplo para os novos profissionais. “É uma justa homenagem a um homem que é um estudioso do Direito e que tem um currículo admirável. Que esse reconhecimento também sirva para que as pessoas se espelhem em exemplos como ele, para que façam valer a pena a sua vida profissional”, explicou.

Emocionado, Ricardo Bezerra destacou que ser homenageado pelo Poder Legislativo paraibano é motivo de muita alegria e satisfação. “Eu tive a grata honraria de ser eleito para a Academia Brasileira de Direito, o que coroou minha carreira jurídica a nível nacional. A outorga da Medalha Tarcísio de Miranda Burity vem coroar em termos de Paraíba a minha carreira jurídica. Pelos livros publicados, pelas palestras realizadas, esse reconhecimento dos dois vínculos, do Estado e do Brasil, eu realmente considero de extrema importância”, disse o homenageado.

Também participaram da solenidade o vereador de João Pessoa, Odon Bezerra; o desembargador Aluísio Bezerra Filho; a defensora pública Madalena Abrantes; o presidente da Comissão de Recuperação Judicial e Falência da OAB-PB, Saulo Medeiros; o presidente da Academia Brasileira de Direito, Fábio Capilé; o presidente da Academia Paraibana de Direito, Boisbaudran Imperiano; o subo-procurador Geral da República, Eitel Santiago; e o secretário executivo de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Marcos Souto Maior Filho.

Mais sobre o homenageado:

Ricardo Bezerra, além de advogado, é escritor, pesquisador, vice-presidente da Academia Brasileira de Direito, confrade do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico Paraibano) e também do IPGH (Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica), sócio-fundador e ex-Presidente da APLJ (Academia Paraibana de Letras Jurídicas).

UFPB entra em greve por tempo indeterminado na próxima semana

Os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiram, nesta quarta-feira (29), iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (03). A decisão foi tomada durante uma assembleia geral da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB), realizada no Centro de Vivências da UFPB.

Durante a manhã de hoje, a ADUFPB já havia declarado greves nos campi de Areia e Bananeiras, na Paraíba. O tesoureiro da associação, professor Édson Franco, destacou que diante das posturas do Governo Federal, não havia outra alternativa senão iniciar a greve.

A votação registrou 167 votos a favor, 38 contra e 2 abstenções para a deflagração da greve. No Campus I, em João Pessoa, 147 votaram a favor e 23 contra. Na segunda-feira (03), às 15h, está programada a instalação do comando de greve na sede da ADUFPB, localizada no Centro de Vivências da UFPB.

Paraíba gera saldo positivo de empregos com carteira assinada pelo segundo mês seguido

0
Mesmo sob efeito da sazonalidade do setor canavieiro, a Paraíba manteve o saldo positivo do emprego com carteira assinada pelo segundo mês seguido. Foram abertos em 18.930 vagas contra 18.191 desligamentos, registrando um saldo positivo em abril de 739 postos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Os setores de serviços (1.292), construção (556) e comércio (297) apresentaram os melhores desempenhos de emprego em abril, enquanto os setores da indústria (-1.300) e agropecuária (-207) tiveram baixas devido, sobretudo, ao período perdas sazonais da entressafra da cana-de-açúcar no primeiro semestre (cultivo e produção de etanol).
SALDO DE JANEIRO A ABRIL- Mesmo assim, a Paraíba criou no acumulado de janeiro a abril deste ano 73.561 empregos com carteira assinada contra 72.240 desligamentos, gerando um o saldo positivo de 1.321, o que elevou o estoque de empregos para um volume de 488.626 postos nos cinco setores mais forte da economia (serviços, comércio, construção indústria e agropecuária). Os empregos públicos não estão contemplados.

CENÁRIO REGIONAL – Todas as regiões do país tiveram saldo positivo na geração de emprego em março. Entre as Regiões, a Sudeste liderou o saldo com 126.411 postos; seguido do Sul com 45.001. Em terceiro veio a região do Centro-Oeste (24.408), em quarto encostado veio o Nordeste com o saldo de 23.667 vagas, enquanto a Região Norte teve incremento de 15.745 empregos formais. O Brasil fechou o mês de abril com saldo positivo de 240.033 empregos com carteira assinada.

Vice-governador inspeciona montagem do 38º Salão do Artesanato Paraibano em CG

0

O vice-governador Lucas Ribeiro visitou, no final da manhã desta quarta-feira (29), a montagem do 38º Salão do Artesanato Paraibano, que será realizado de 6 a 30 de junho, em Campina Grande, por meio de parceria entre o Governo da Paraíba e o Sebrae-PB. Este ano, o espaço terá o dobro do tamanho do ano passado com mais de 5 mil metros quadrados. Localizado na Avenida Brasília, ao lado do Partage Shopping, o Salão contará com mais de 500 expositores de produtos regionais e artesanato de tipologias variadas.

Com o tema “A Arte de quem vive da fé” em homenagem aos santeiros, a edição deste ano prestigiará mais de 100 artistas locais e grupos culturais que irão se apresentar durante os dias de exposição.

O vice-governador Lucas Ribeiro inspecionou a montagem e destacou o aumento e valorização do espaço. “O Salão do Artesanato é um lugar de valorização e estímulo à nossa cultura, aos artesãos e artistas e a cada ano recebe mais atenção. Nesta edição, o espaço praticamente dobrou e todos os investimentos do Governo do Estado estão voltados para que expositores e visitantes tenham as melhores experiências e resultados”.

Entre os expositores estão artesãos, trabalhadores manuais, produtores de queijo e cachaça e pessoas que comercializarão gastronomia paraibana, além de estandes de instituições parceiras.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, falou sobre as expectativas para o Salão. “Toda a equipe está empenhada em superar os recordes de visitação e vendas, com a atenção total para o nosso artesanato paraibano, um produto que encanta turistas em todo o mundo”.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, explicou a forma de acesso ao Salão por parte do público. “O ingresso solidário é obtido através da doação de um quilo de alimento não perecível. Nas edições anteriores a arrecadação era doada a entidades beneficentes da cidade. Este ano, o artesão Isaquiel França fez uma sugestão para que os alimentos arrecadados sejam doados aos artesãos do Rio Grande do Sul, que perderam tudo com as enchentes e a ideia foi acatada por todos os responsáveis pelo Salão”.

O gerente do Sebrae-CG, João Alberto, destacou a parceria com o Governo do Estado. “A realização do salão neste período junino é decisiva para aproveitar o potencial dos artesãos que num local apropriado como este têm a melhor e maior vitrine, despertando a admiração dos visitantes e conseguindo gerar renda”.

Governo garante apoio à campanha promocional “Liquida Campina”

0

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, garantiu apoio à realização da 22ª edição da campanha promocional Liquida Campina, que acontece anualmente em Campina Grande após os festejos juninos com o objetivo de aquecer o comércio local.

Em reunião no Escritório Representação do Governo em Campina, a secretária da Sedte, Rosália Lucas, e o presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), Eliezio Bezerra, conversaram sobre o apoio, que será realizado em forma de patrocínio no valor de R$ 140 mil e parcelamento do ICMS.

A secretária Rosália Lucas, salientou a importância da campanha para o comércio da região. “Cientes da relevância da campanha, o governador João Azevêdo e o vice-governador Lucas Ribeiro confirmaram apoio a mais uma edição da Liquida Campina, que faz parte do calendário econômico de Campina há mais de 20 anos, estimulando o comércio, que é uma de nossas maiores vocações e, consequentemente, contribuindo para a geração de empregos para o setor”.

O presidente da CDL-CG, Eliézio Bezerra, falou sobre a parceria e agradeceu o apoio. “Nós ficamos muito felizes com esta parceria que fortalece a campanha, o comércio e nossa cidade. Com esta oportunidade, o Liquida Campina será ainda maior e mais forte, gerando mais receita e renda, dentro desta ação diferenciada promovida pela CDL-CG”.

A campanha promocional Liquida Campina será realizada este ano, entre os dias 3 a 13 de julho, num período em que o comércio registra baixa, por causa do encerramento dos festejos juninos e da redução de circulação de pessoas no comércio.

O Governo já apoiava a campanha com o parcelamento do ICMS, referente ao mês de julho, com o pagamento nos meses de agosto e setembro, para os estabelecimentos comerciais de Campina Grande regularmente inscritos no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado da Paraíba e que estejam em dia com as suas obrigações tributárias.

Estiveram presentes na reunião, o diretor da CDL-CG,  José Frederico Leite; a gerente Vera Lúcia Loureiro; e o chefe de gabinete da Setde, Fábio Nóbrega.

Resenha Regional do Banco do Brasil 2024 aponta que Paraíba deve crescer 4,7%

0

Dados da Resenha Regional do Banco do Brasil 2024, que mostram o desenvolvimento dos estados da federação, mostram que a Paraíba lidera o ranking nacional em perspectiva de crescimento com um percentual projetado do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,7%. O crescimento previsto para este ano se deve a atração de investimentos em todo o Estado, o que tem gerado emprego e renda para os paraibanos.

“Esse é o resultado de um forte planejamento estratégico do Governo do Estado e também dos municípios, o que tem impactado diretamente o PIB. A Paraíba segue a tendência nacional, com maior participação das cidades do interior na geração de todos os bens e serviços produzidos e isso fica muito claro no nosso Estado com a participação direta dos municípios no crescimento econômico”, destacou George Coelho, presidente da Famup.

Os dados divulgados pelo Banco do Brasil mostram que seguindo a Paraíba, nas 10 primeiras colocações, estão os estados de Tocantins com 4,1%; Amapá com 3,%; Maranhão com 3,7%; Distrito Federal com 3,6%; Roraima com 3,2%; Acre com 3,1%; Ceará com 2,%; Amazonas com 2,8% e São Paulo com crescimento previsto de 2,7%.

George Coelho destacou ainda, para o bom desempenho da Paraíba, o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado do Turismo, que tem divulgado o destino nos principais eventos turísticos no país e no mundo. “Muito do que contribuiu para esse sucesso do nosso estado no PIB foi o aumento do turismo nos últimos tempos. O setor tem alavancado a economia da Paraíba e fortalecido o crescimento”, frisou.

Segundo dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três cidades do interior paraibano apresentaram o maior crescimento no PIB em 2021 no estado. Cabaceiras teve um aumento de 71,4% no PIB nominal; Guarabira registrou aumento de 69,3% no PIB e a cidade de São José dos Ramos completa a lista com 60,2%.

O município de Alhandra aparece com crescimento de 53,4%, Conde com 44,5% e Coremas com 26,9%. Quando analisado o PIB per capita, completam a lista das maiores altas as cidades de Conde (R$ 50,7 mil), Cabedelo (R$ 45,1 mil), Guarabira (R$ 30,1 mil) e São José do Sabugi (R$ 30,1 mil). Mataraca e João Pessoa, que apareciam em 2020 com o quarto e quinto maior valor do PIB per capita, respectivamente, passaram a ocupar a sétima e oitava colocação em 2021.

O maior PIB do Estado está concentrado em João Pessoa (R$ 22,2 bilhões), seguido por Campina Grande (R$ 10,3 bilhões) e Alhandra (R$ 3,3 bilhões). O IBGE destacou ainda que os 1.306 municípios de menores PIBs responderam, em 2021, por cerca de 1% do PIB nacional e por 3,1% da população brasileira. Entre esses, os situados no Piauí (152) e Paraíba (141), representavam mais de 60% do número.

Prefeitura teria pago dinheiro público por serviços nunca prestados, na Paraíba

0

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um inquérito civil público para investigar irregularidades relacionadas à emissão de notas de empenho e pagamentos efetuados pela Prefeitura de Nova Olinda, nos anos de 2020 e 2023, em nome de uma pessoa que afirmou nunca ter prestado serviços a gestão municipal da cidade.

A investigação teve início após a denúncia de Gercika Carvalho, que comunicou ao MPPB que nunca trabalhou para a prefeitura, apesar de seu nome constar em diversas notas de empenho divulgadas pela gestão municipal.

Conforme apurado no sistema SAGRES, foram encontrados empenhos em nome da noticiante, totalizando o valor de R$ 10.223,70. Esses empenhos estavam relacionados a serviços prestados junto à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, bem como para limpeza do ginásio de esportes João Raimundo Neto “o Raimundão” e do campo municipal George Getúlio da Silva “o Paredão”.

Em audiência extrajudicial, Gercika informou que nunca realizou tais serviços e que não assinou contrato de prestação de serviços. Ela também mencionou ter recebido ajuda da prefeitura para aquisição de medicamentos em duas ocasiões, em valores que não se aproximavam dos valores registrados nas notas de empenho.

A Prefeitura de Nova Olinda apresentou documentos como notas de empenho, notas fiscais e comprovantes de transferências e pagamento de impostos, porém, não foram juntados em sua integralidade. Além disso, não foi apresentado o contrato de prestação de serviços e demais recibos e comprovantes de pagamento.

Veja documento:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

 

 

Paraíba tem aumento de 17% nos casos de síndromes gripais graves

0

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa terça-feira (28), o Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios com dados atualizados até 27 de maio. A publicação mostra que a Paraíba registrou 1.894 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), havendo um aumento de 17%  nas notificações quando comparado com o mesmo período do ano passado.

O órgão reforça a necessidade dos cuidados de rotina, bem como a importância da vacinação, sendo uma maneira eficaz para evitar agravamento dos casos e óbitos.

De acordo com o boletim, foram realizados 832 exames de RT-PCR para os casos de SRAG no Estado, havendo uma maior predominância do vírus Influenza A na faixa etária menor de 5 anos com 29,36%. Para o Vírus Sincicial Respiratório, o registro de maior incidência se deu em menores de 1 ano com 73,90%, e para Rinovírus predominou o grupo menor de 5 anos com 68,21%.

A chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas (NDTA) da SES, Fernanda Vieira, destaca que, historicamente, é comum o acometimento de doenças respiratórias durante o período chuvoso, e que para diminuir a circulação dos vírus é importante estar com a caderneta vacinal atualizada, especialmente os grupos mais vulneráveis.

“Precisamos reforçar os cuidados necessários para evitar a transmissão desses vírus, como manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas; Manter as mãos limpas através da lavagem das mãos ou uso de álcool em gel 70%; Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e não compartilhar objetos pessoais como os talheres, toalhas, pratos, copos e garrafinhas. As pessoas que estiverem doentes com quadro respiratório devem praticar a etiqueta respiratória, usando máscara.  São medidas simples que aliadas à vacinação em dia podem diminuir a disseminação dos vírus respiratórios e proteger a população de forma geral”, ressaltou.

A SES reforça que a Paraíba está abastecida com os imunizantes que contemplam Influenza tipo A e tipo B e que, atualmente, ocupa a 2ª posição no Ranking Nacional de Cobertura vacinal, com o percentual de 43,75% de cobertura na meta de 90% do público alvo, preconizada pela Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Dentro do público alvo está a população mais vulnerável aos vírus respiratórios que são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da saúde; gestantes e puérperas e idosos com 60 anos ou mais de idade.

O Boletim ainda aponta 220 óbitos por SRAG até 27 maio de 2024. Desses, 54 óbitos foram por Covid-19, 40 óbitos por Influenza A, nove por Rinovírus, sete VRS, um bocavírus, um por Parainfluenza 3 . Dos 40 óbitos por Influeza A, a maioria ocorreu em pessoas da faixa etária acima de 60 anos. Outros 19 óbitos seguem em investigação. O Boletim Epidemiológico está disponível no site da Saúde, por meio do link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/arquivos-1/vigilancia-em-saude/be_virus_respiratorios_05_2024_assinado-1.pdf

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -