Enem: Governo executa plano de ação para isentar alunos da Rede Estadual

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realiza, nesta quinta (5) e sexta-feira (6), nas escolas da Rede Estadual, um plano de ação para que os alunos do 3º Ano do Ensino Médio solicitem a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre desta quarta-feira (4) a 11 de abril. A ação foi discutida na terça-feira (3), em reunião com gerentes das 14 Regionais de Educação e gerentes executivos da SEE, no Centro de Formação de Educadores, em João Pessoa, e contou com a presença do secretário da Educação, Aléssio Trindade.

Para desenvolver o plano de ação, cada Gerência Regional de Educação (GRE) vai mobilizar as equipes escolares, por meio de apresentação do Edital do Enem, em vídeos, slides ou escrito, para que os alunos fiquem sabendo do calendário divulgado pelo MEC. Além disso, serão identificados nas unidades de ensino os alunos que não dispõem da documentação pessoal, para serem encaminhados e solicitar o documento. Ainda como parte do plano, serão convidados alunos aprovados no Enem de 2017, para compartilhar suas experiências com os estudantes das escolas visitadas pelas equipes.

Após a mobilização, cada escola deverá apresentar o planejamento para a preparação dos alunos para a realização das provas do Enem 2018. Dentre as estratégias poderão ser realizados aulões, simulados, utilizações de plataformas de simulações online e discussão com os estudantes sobre seu projeto de vida. As inscrições para o Enem ocorrerão no período de 7 a 18 de maio.

Durante a reunião, o secretário Aléssio apresentou o monitoramento das escolas cidadãs integrais, que atualmente contam com 35 mil alunos matriculados. “Superamos a meta de matriculados nas escolas cidadãs integrais, mas precisamos trabalhar para fazer com que a nossa educação alcance, cada vez mais, melhores resultados, mantendo o foco na aprendizagem e no protagonismo do estudante, meta da gestão do governador Ricardo Coutinho”, enfatizou o secretário. Esta é a segunda reunião de uma série de encontros de monitoramento do secretário com as GREs.

Foram apresentados também no encontro de gerentes, os números de aprovações de alunos da Rede Estadual no Enem/2017, bem como as boas práticas de preparação para o Exame, por dois professores da Escola Cidadã Integral Nossa Senhora do Bom Conselho, da 11ª GRE, com sede em Princesa Isabel que conseguiu resultado histórico, registrando 50 por cento de aprovação no Enem, no estabelecimento de ensino.