Parceria com a UFPB garante qualificação de servidores da saúde de Conde

O curso tem duração de cinco meses e as aulas devem ter início já no mês de agosto.

A Prefeitura Municipal de Conde através da Secretaria de Saúde firmou um com o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (Nesc/CCS/UFPB), um novo Termo de Compromisso, visando formar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o curso “Redução de Danos como estratégia de atenção e cuidado integral à saúde: políticas, vivências, intervenções e qualificação profissional”.

De acordo com a Secretária de Saúde, Renata Domingos, “usar o chão dos municípios, como o do Conde, para repensar as práticas da atenção básica e da saúde mental com o incremento dos novos estudos e pesquisas em curso na Universidade é uma forma de capacitar com alta qualidade os nossos profissionais”, afirmou.

A redução de danos trata-se de política e práticas que buscam a redução dos danos associados ao uso de drogas psicoativas em dependentes químicos. Através deste novo termo, o Núcleo da UFPB vai formar seis profissionais do SUS e do SUAS, trazendo especialistas nacionais, que ministrarão aulas e realizarão intervenções práticas nos territórios dos municípios colaboradores do projeto.

“Com a realização deste curso, os profissionais vão poder oferecer um melhor atendimento aos usuários do SUS aqui no município, reafirmando o compromisso da gestão com as políticas públicas”, disse Renata.

O curso tem duração de cinco meses e as aulas devem ter início já no mês de agosto.