Quatro jogos abrem neste sábado a edição 2016 do Brasileirão da Primeira Divisão

0

Ne sábado (14), começa a edição de 2016 do Campeonato Brasileiro. Com 20 equipes, a competição vai até dezembro, quando será conhecido mais um campeão nacional. Esse ano, a disputa terá a concorrência de dois torneios de seleções: a Copa América e os Jogos Olímpicos, além da temida janela do meio do ano em que os clubes chineses podem promover uma nova debandada no futebol pentacampeão mundial. Vários times podem ter desfalques por conta desses obstáculos.

Atual campeão do Brasileirão, o Corinthians foi alvo principalmente dos chineses e perdeu a base do time vencedor em 2015, e agora tenta se remontar sob o comando de Tite. O próprio treinador já afirmou que, neste momento, o objetivo é chegar à Libertadores do próximo ano, até porque não está descartado a venda de mais atletas para o exterior. “Nosso objetivo real agora é chegar na final da Copa do Brasil e na Libertadores do ano que vem. Ser campeão é sonho”, opinou. O Timão terá o zagueiro Balbuena e o volante Elias disputando a Copa América e desfalcando o clube.

Quem também verá vários atletas representando a Seleção Brasileira é o Santos, que perderá o trio Lucas Lima, Gabriel e Ricardo Oliveira durante a Copa América. O segundo ainda pode ir também às Olimpíadas. Além dele, Zeca e Thiago Maia têm chances de disputar uma medalha no Rio de Janeiro. O assédio europeu nas estrelas santistas também deve se tornar problema na Vila Belmiro.

São Paulo e Atlético-MG ainda dividem as atenções com a Libertadores. No caso do Tricolor, o técnico Edgardo Bauza já deu sinais de que, enquanto o time estiver vivo no continental, o Brasileiro ficará de lado. Para a estreia, o argentino já confirmou: “Será um time reserva”. Para as competições de seleções, Rodrigo Caio já está confirmado na Copa América. Além disso, as permanências de Maicon e Calleri não estão definidas, com fim de contrato no meio do ano.

Alguns times tiveram tempo para se preparar e vão com foco total para o Brasileirão. Palmeiras e Flamengo, eliminados nos estaduais, tentam mostrar a força dos elencos que possuem, com técnicos de peso, como Cuca e Muricy Ramalho. As seleções nacionais podem ser problemas, com o Flamengo correndo risco de perder Guerrero e Cuéllar. O Verdão, por sua vez, não teve Barrios convocado, mas o reforço Mina pode representar a Colômbia no Rio de Janeiro.

Grêmio, Fluminense e Cruzeiro, eliminados antes das finais do estadual, querem voltar a realizar grandes campanhas. A Raposa terá o início de trabalho do português Paulo Bento, enquanto o Tricolor confia na sequência de Roger Machado. Nas Laranjeiras, a aposta é na permanência de Fred e no comando de Levir Culpi.

O Inter, que venceu o Gaúcho, também pretende disputar a competição com chances de conquista. O Botafogo conta com o bom trabalho de Ricardo Gomes para fazer boa campanha, no ano em que volta à Série A. Mesmo sem um elenco badalado, os alvinegros chegaram à final do Carioca.

Campeões estaduais, Vitória, Atlético-PR, Chapecoense, Santa Cruz e América-MG esperam manter o embalo, mesmo sem entrar como candidatos ao título. Baianos, pernambucanos e mineiros vêm da Série B e pretendem manter-se na elite do Brasileirão.

Completam os times que estarão na disputa: Ponte Preta, Figueirense, Sport e Coritiba. Os times de Recife e Campinas querem repetir o grande desempenho de 2015, quando chegaram a flertar com uma vaga na Libertadores. Catarinenses e paranaenses, por sua vez, querem melhorar a performance, já que vêm lutando contra a queda nos últimos anos.

Confira os jogos da 1ª rodada do Campeonato Brasileiro:

Sábado (14)

16h Flamengo x Sport

16h Palmeiras x Atlético-PR

18h30 Atlético-MG x Santos

21h Coritiba x Cruzeiro

 

Domingo (15)

11h Santa Cruz x Vitória

11h Botafogo x São Paulo

16h Figueirense x Ponte Preta

16h Corinthians x Grêmio

16h América-MG x Fluminense

18h30 Internacional x Chapecoense

 

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here