Folha de São Paulo destaca trajetória do humorista paraibano Cristovam Tadeu

1
191

O humorista paraibano Cristovam Tadeu foi homenageado na edição desta sexta-feira (14) da Folha de São Paulo. O texto, escrito por Kelly Mantovani, destaca a trajetória do artista paraibano que também foi chargista, dublador e imitador de figuras ilustres como Caetano Veloso, Ariano Suassuna e até o governador Ricardo Coutinho.

Confira abaixo o texto completo.

 

Mortes: Artista paraibano, foi dublador e chargista

 Era rindo de si mesmo que o garoto franzino Cristovam Tadeu respondia com maestria, na infância, aos colegas que faziam comentários sobre sua aparência. O bom humor peculiar foi decisivo para que ele seguisse carreira artística.

Mais velho entre cinco irmãos, Cristovam se dizia a “ovelha negra” da família –que, de início, não aceitava sua escolha pelas artes.

Aos 14, criou um grupo de teatro que imitava “Os Trapalhões”. Depois, estudou teatro e artes visuais na Universidade Federal da Paraíba.

Começou a estudar jornalismo, mas abandonou o curso quando, nos anos 1980, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como dublador e deu voz a um personagem do seriado “Jaspion”.

De volta a João Pessoa, quatro anos depois, fez shows de humor em bares e teatros. Dramaturgo, foi também professor de artes cênicas e, paralelamente, fazia charges políticas em jornais locais.

Divertia-se ao imitar personalidades famosas da política e da cultura –Caetano Veloso, Ariano Suassuna e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, entre outros, faziam parte de seu repertório.

Apesar da irreverência, era conhecido por ser organizado e acordar todos os dias às 4h. Tinha como hobby colecionar objetos que iam de discos e quadros a fotos e garrafas, e acompanhava rodas de choro pela cidade.

Morreu em casa, após uma parada cardíaca, no último dia 8, aos 54, deixando três filhos e quatro irmãos.

Uma missa em sua homenagem acontecerá neste domingo (16), às 10h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em João Pessoa.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

1 COMENTÁRIO

  1. MUITOS ESCANDALOS NO PAIZ. POLITICOS. CORRUPTOS . ROUBANDO. A SOCIEDADE BRASILEIRA. ESPERO. QI TODOS PAQUE PELO CRIME DE CORRUPÇAO. E NUNCA MAS REPRESENTE . NOSSO PAIZ. QUEREMOS UM BRASIL MELHOR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here