Vídeo: ex-ministro da Fazenda, paraibano dá ultimato sobre orçamento do Governo Lula

Segundo ele, se o Brasil não resolver o orçamento "engessado", terá "encontro marcado com a grande crise fiscal"

O ex-ministro da Fazenda, o paraibano Maílson da Nóbrega, comentou sobre o orçamento do Governo Lula e ressaltou que cortar gastos não é a solução. A fala foi feita durante entrevista à Globo News, na manhã desta segunda-feira (18).

“Não tem como (cortar gastos). porque no orçamento de 2024 98% dos gastos primários são de natureza obrigatória. Esse é o calcanhar de Aquiles do Brasil: um orçamento com rigidez sem paralelo no planeta, e o governo sem nenhuma margem para definir prioridades”, comentou o ex-ministro.

Segundo ele, se o Brasil não resolver o orçamento “engessado”, terá “encontro marcado com a grande crise fiscal”.

Veja Vídeo:

Entenda

O governo Lula está correndo contra o tempo para aprovar o Orçamento de 2024, entrando na última semana de trabalho antes do recesso do Congresso Nacional.  O Legislativo deve votar nesta semana a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, em seguida, a Lei Orçamentária Anual (LOA).

De acordo com o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), nesta terça-feira, 19, os deputados devem analisar o PL das apostas esportivas, outro item da pauta arrecadatória do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.