Vereador lista problemas na Saúde em JP que serão apresentados a Fulgêncio

Durante pronunciamento na manhã desta terça-feira (21), o vereador Tibério Limeira (PSB) destacou problemas na área de saúde do Município. O parlamentar listou alguns questionamentos que pretende fazer ao secretário de saúde, Adalberto Fulgêncio, durante a audiência pública de prestação de contas dos serviços da pasta, agendada para a próxima quinta-feira (23), às 11h, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Tibério Limeira convidou a população pessoense a participar do debate, que é aberto ao público. Ele ressaltou que, regimentalmente, o secretário da pasta, Adalberto Fulgêncio, deve comparecer à apresentação da prestação de contas. O vereador afirmou que vai questioná-lo sobre o destino dos recursos de custeio para as Unidades de Saúde da Família (USF).

“Recebi informações das unidades do Alto do Mateus, Castelo Branco, Paratibe e Jardim Veneza que não são boas. Falta estrutura física, profissionais, condições de trabalho e insumos básicos. Isso não é novidade, essa situação se repete desde 2017. Queremos saber o que o secretário tem a dizer sobre isso”, afirmou o vereador.

O parlamentar destacou a situação do atendimento no Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio de Miranda Burity, o Trauminha de Mangabeira. “Pacientes que deveriam esperar no máximo uma semana, esperam um ou dois meses para fazer cirurgias ortopédicas. Essa demora entre o acidente e a realização da cirurgia pode causar sequelas que são irreparáveis. Não dá para admitir que, nos dias atuais, o Trauminha esteja passando por essa situação. É fundamental fazer esse debate na audiência com o secretário”, enfatizou.

O vereador também citou o Hospital Valentina Figueiredo. “Uma de suas enfermarias está fechada, sobrecarregando a pediatria da nossa cidade. Quem informou isso foi o Conselho Regional de Medicina, em visita que fizemos ao presidente, doutor Roberto Magliano, e ao diretor de fiscalização, João Alberto. Não dá para admitir que situações como essa fiquem sem resposta”, afirmou.

Tibério Limeira ainda criticou a precarização da rede de atenção psicossocial na cidade, e convocou a população a participar de audiência pública nesta quarta-feira (21), às 15h, para debater a saúde mental e a luta antimanicomial em João Pessoa.