Veneziano diz que Bolsonaro fragiliza educação para esvaziar debate na sociedade

O senador paraibano, Veneziano Vital do Rêgo (PSB) afirmou durante entrevista nesta segunda-feira (21), que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) fragiliza e demonstra desinteresse na democratização do debate.

“Com todo respeito e não é por força das minhas convicções políticas e ideológicas, o que há no Brasil nesses 10 meses é uma tentativa clara de fragilizar tudo o que for e o que puder significar debate com a sociedade. Democratizar o debate, não é interessante ao governo”, destacou.

Para o socialista, a medida de contenção de gastos na educação é uma estratégia do presidente de prejudicar a amplitude do debate e da democracia, sendo as universidades instituições importantes neste campo.

“Quando você tem um governo que todo o ano faz uma campanha clara de lançar o pavor sobre as instituições acadêmicas, nesses quase 11 meses, o que vivenciou a academia, os institutos de formação tecnológica, o que vivenciou o CNPq, o Capes, senão o drama de estar indo e voltando, apelando para que o governo desbloqueasse [as verbas]. Porque o governo observa que as instituições de formação superior podem fazer a amplitude do debate, democratizar, fazer questionamentos e isso não é interessante para o perfil daqueles que ocupam a atual estrutura governamental”, esclareceu.

Entenda

Desde o começo do ano, o Ministério da Educação (MEC) tem anunciado cortes em bolsas de pesquisas, como as que são financiadas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Recentemente, por conta dos protestos contra a medida, Jair Bolsonaro anunciou a liberação de 679 bolsas que haviam sido congeladas.