Publicidade
Cultura

Peça dirigida pelo jornalista João Costa se apresenta nesta sexta em JP

‘Último Assalto de um Casamento’ é interpretado pela Cia Fragmentos de Teatro

De autoria do teatrólogo e jornalista João Costa, o espetáculo intitulado ‘Último Assalto de um Casamento’ será apresentado pela Cia Fragmentos de Teatro nesta sexta-feira (12), a partir das 20h, no Espaço Mundo, dentro da programação que a entidade, localizada no Centro Histórico da cidade de João Pessoa, realiza para comemorar seus 10 anos de existência. A trama da montagem é sobre a autoafirmação da mulher, diante do preconceito social que enfrenta, aliado às humilhações que sofre dentro do lar, por parte do próprio marido.

- Continua depois da publicidade -

“É praticamente um monólogo, embora duas atrizes apareçam no palco, sendo dirigido e escrito por um homem, mas dirigido ao público feminino”, disse João Costa, referindo-se à peça, que é sua mais recente produção, de 2014, e cuja inspiração surgiu por informações de sessões de psicanálise e pela observação de pessoas que costumava encontrar no cotidiano.

“O enredo é uma sessão de psicoterapia o tempo todo, onde uma mulher, a personagem central, Catarine (interpretada pela atriz Gisele Suminski), busca recuperar sua autoestima, pós-relacionamento com um marido típico de classe média, machão. E, do ponto de vista cênico, o palco é transformado em um ringue de boxe, no qual se alterna a sessão com a luta, que está nos últimos rounds, exatamente o décimo assalto, que é uma alusão ao tempo que durou o casamento”, esclareceu João Costa.

Durante a consulta, o autor e diretor do espetáculo contou que a paciente vai “colocando para fora” todas as frustrações vividas ao longo do matrimônio, o que inclui a obesidade da esposa, resultado do relaxamento nos cuidados pessoais a que se submeteu quando o casal começou a acumular bens materiais. “A personagem chega a confessar, em certo ponto, que o casamento se acaba no exato momento em que ficaram ricos. O tempo todo é pancadaria, pois ela fica batendo num boneco inflável para sua catarse, mas depois ela recupera tudo, inclusive a autoestima, e conhece um novo amor”, disse.

Saiba mais

Depois da encenação no Espaço Mundo, João Costa antecipou que o espetáculo ‘Último Assalto de um Casamento’ será apresentado na Sala Preta do Centro de Comunicação, Turismo e Arte (CCTA) do Campus da UFPB, na cidade de João Pessoa, no dia 22 deste mês. A propósito, o teatro foi à primeira área na qual ele começou a trabalhar. “Foi em 1977, no teatro universitário da UFPB, na capital”, lembrou ele, acrescentando que, depois, na mesma instituição, cursou Jornalismo e Educação Artística.

Em 1985, prosseguiu, ingressou no jornal Correio da Paraíba, em João Pessoa, a convite do jornalista Rubens Nóbrega, onde permaneceu até o ano 2000. Em seguida, como repórter do portal WSCom, terminou sendo um dos pioneiros no jornalismo na Web. Retornou em 2017 para o Sistema Correio, onde ocupa assento na bancada do programa radiofônico Correio Debate. Com informações do João A União.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Sandro Alves de França

Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), jornalista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor de Literatura e produtor cultural. É também Editor Geral do site sobre cinema Janela7 e colunista do Paraíba Já, onde edita a coluna Jogo de Cena.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar