UFPB: manifestantes negociam com PF e retiram objetos da rampa da Reitoria

Estudantes, professores e servidores ocupam a instituição, desde 5 de novembro, como forma de protesto à nomeação para reitoria, de Valdiney Gouveia

Após negociação com a Policia Federal, nesta quinta-feira (19), manifestantes que ocupam a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), retiraram objetos que estavam ocupando a rampa de acesso ao local. Em um acordo entre as partes, ficou decidido que a ocupação continuaria apenas no pátio da Reitoria da UFPB.

Estudantes, professores e servidores ocupam a UFPB, desde 5 de novembro, como forma de protesto à nomeação do último colocando da consulta online para reitoria, de Valdiney Gouveia, feita pelo presidente Jair Bolsonaro. A chapa  composta por Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, venceu a consulta online da universidade, com soma ponderada e normalizada de 964,518. A chapa também liderou a lista tríplice da Consuni, com 47 votos.

De acordo com o advogado dos manifestantes Arthur Angelo, a liminar de reintegração de posse não impede a manifestação, já que os alunos não impossibilitam a entrada na Reitoria.

Além da retirada de objetos da rampa, a Polícia Federal também atendeu ao pedido dos estudantes de marcar uma conversa sobre as violências no campus. A reunião vai acontecer na tarde desta quinta-feira (19).

“A entrada de Valdiney com zero votos não é a única violência que acontece aqui, vamos dialogar pra expor certas questões como a morte de Alph, ainda sem soluções, e expor as situações de violência, assédio e transfobia que acontecem aqui no campus”, disse Arthur.

Além da conversa com a polícia, os estudantes estão organizando uma programação diária com cafés da manhã, rodas de debate e atrações culturais na ocupação.