O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo apontou, em relatório preliminar, irregularidades na prestação de contas da campanha do governador eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O documento com os questionamentos do TRE foi publicado no dia 29 de novembro. A campanha tem até este sábado (3) para prestar esclarecimentos.
Em nota, a assessoria de Tarcísio afirmou que “trata-se de pedido de diligência comum na prestação de contas de campanhas eleitorais” e que as solicitações foram respondidas na sexta (2), dentro do prazo estabelecido.
Na análise, os técnicos apontam problemas na prestação de contas da campanha e cobram esclarecimentos de doações eleitorais no valor de R$ 62 mil, feitas por pessoas fiscais que não poderiam ter realizado tais transações.
Também é cobrado o comprovante bancário de outras doações feitas por depósito.
O parecer ainda pede que a campanha apresente detalhamentos de serviços feitos pela empresa Beacon Comunicação Ltda., no valor de 24,3 milhões de reais – quase 67% do total das despesas contratadas.
Ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), natural do Rio de Janeiro, foi eleito novo governador de São Paulo com 55,27% dos votos, ou 13.480.643 votos.
Seu adversário, Fernando Haddad (PT), teve 44,73% dos votos (10.909.371 votos). Votos nulos foram 6,8% e brancos, 4%. O índice de abstenção foi de 21%. Do g1.