Sleeping Giants diz ter recebido com espanto notícia de inquérito da PF

Grupo afirma que as informações pedidas estão públicas, inclusive as fake news divulgadas pelos sites alvo deles

O movimento Sleeping Giants, que expõe o anúncio de empresas em sites de fake news, afirma ter recebido com espanto a notícia de que foi alvo de um inquérito da Polícia Federal.

“Foi com espanto que recebemos a informação do inquérito instaurado em Londrina. O Sleeping Giants é um movimento da sociedade ampla, voluntário e principalmente de conscientização. E essa nossa atividade não constitui crime algum”, disse o movimento à coluna.

O grupo afirma que as informações pedidas pelo inquérito estão públicas, inclusive as fake news divulgadas pelos sites alvo do movimento. O grupo diz ainda que nunca promoveu boicotes ou censura aos sites.

“Jamais promovemos qualquer tipo de boicote ou censura, nosso papel é alertar a sociedade civil e seus atores, como as empresas, de que precisamos juntos construir uma democracia mais estável por meio de um ambiente digital mais saudável e ético”.

A abertura do inquérito, revelada pelo site Intercept Brasil, foi aberto após o Sleeping Giants alertar que o Banco do Brasil mantinha publicidade em sites que divulgam discurso de ódio e fake news.

O inquérito acabou arquivado em julho, a pedido do MPF.

Da Época.

Comente