Secretário executivo de Esportes da Paraíba entra no Hall da Fama do vôlei internacional

Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, o paraibano Zé Marco está prestes a entrar em definitivo para a história do voleibol internacional. Na próxima sexta-feira (9), em Massachusetts, nos Estados Unidos, o ex-atleta passará a integrar o Hall da Fama do vôlei.

Atualmente ocupando o cargo de secretário executivo de Esportes do Governo da Paraíba, Zé Marco fez dupla com o baiano Ricardo naquela conquista histórica, em Sydney, assegurando a primeira medalha olímpica do Brasil no vôlei de praia masculino.

Secretário executivo de Esportes da Paraíba entra no Hall da Fama do vôlei internacionalAo lado de Ricardo, Zé Marco também foi campeão do Circuito Mundial, em 2000. Ele ainda formou dupla com o paranaense Emanuel e sagrou-se bicampeão do Circuito Mundial, em 1996 e 1997.

Além de Zé Marco, também foram indicados neste ano para o Hall da Fama, os ex-jogadores de vôlei de quadra Boris Guderov, da Bulgária, e Josef Tesar, da República Tcheca, além das ex-jogadoras de vôlei de quadra Mirka Francia, de Cuba, e Valentina Ogienko, da Rússia, e o técnico Vasil Simov também da Bulgária.

Saiba mais

Secretário executivo de Esportes da Paraíba entra no Hall da Fama do vôlei internacionalO paraibano Zé Marco, que já se encontra nos Estados Unidos, se torna o 16º brasileiro a entrar para o Hall da Fama. Do vôlei de quadra, figuram no seleto grupo, Ana Moser, Fofão, Nalbert, Maurício Lima, Bernard, Giba e Renan dal Zotto (atual técnico da Seleção Brasileira masculina). Do vôlei de praia, estão Emanuel, Adriana Behar, Jackie Silva, Sandra Pires, Shelda e Loiola.

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, Carlos Arthur Nuzman, e o ex-técnico Bebeto de Freitas (já falecido) completam a lista de brasileiros no Hall do Fama, que reúne membros de vários países.

O Hall da Fama do vôlei foi criado em 1985 e, a partir de 1998, passou a receber atletas de fora dos Estados Unidos. A seleção dos indicados é feita a partir dos votos dos membros atuais, tornando o reconhecimento ainda mais significativo.