Reitor diz que vai acionar Justiça contra manifestações políticas na UFPB

Reitor da UFPB anuncia reajuste em bolsas de graduação a partir de maio
Reitor Valdiney Gouveia - Foto: Arquivo

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, divulgou nessa sexta-feira (14) uma nota informando que irá acionar a Justiça Eleitoral caso haja manifestações políticas partidárias nas dependências da instituição de ensino.

No texto, o reitor afirma que a UFPB “não estimula, acolhe ou admite manifestações político-eleitorais em quaisquer de seus espaços ou unidades”. A nota virou alvo de críticas por parte de vários estudantes.

Confira a nota na íntegra:

“A Universidade Federal da Paraíba é uma instituição pública que tem como fundamento o tripé ensino, pesquisa e extensão. Não pode nem deve se manifestar politicamente em qualquer direção, precisamente por sua natureza plural, primando pela diversidade de ideias e concepções pedagógicas. Ademais, em consonância com a legislação eleitoral em vigor, esta instituição não estimula, acolhe ou admite manifestações político-eleitorais em quaisquer de seus espaços ou unidades, registrando todo evento ou incidente desta natureza, noticiando ao Tribunal Regional Eleitoral a fim de que possa tomar as providências cabíveis e responsabilizar os envolvidos. Importante frisar, ainda, que caso necessário serão tomadas medidas administrativas no sentido de apurar responsabilidades de membros da comunidade acadêmica envolvidos em eventuais atos dessa natureza.