Quem é a paraibana que abrirá o ato 8 de janeiro nesta 2ª, em Brasília

Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, a paraibana Fátima Bezerra (PT) terá a incumbência de representar os governadores brasileiros na cerimônia em memória dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, que acontece nesta segunda-feira (8), em Brasília.

Fátima será a única de chefe de uma unidade federativa a discursar em razão da ausência do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), presidente do Fórum de Governadores.

Ibaneis está em férias nos Estados Unidos até o dia 15 deste mês e preferiu passar longe da data marcada pelos ataques criminosos às sedes dos Três Poderes, no ano passado,

Com a ausência do governador do Distrito Federal, a fala na cerimônia desta segunda-feira erá feita por Fátima Bezerra, suplente de Ibaneis no fórum.

Nascida no então distrito de Nova Palmeira, pertencente ao município de Picuí, na Paraíba, a Fátima Bezerra será a primeira autoridade a falar, antes mesmo do presidente Lula (PT) e dos presidentes da Câmara e do Senado.

Convocado por Lula, o ato está previsto para começar às 15h no Salão Negro do Congresso Nacional. O evento espera o comparecimento de 500 autoridades, entre elas, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; e o vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Também foram convidados governadores de Estado, como o da Paraíba, João Azevêdo (PSB), ministros do governo Lula, secretários executivos dos ministérios e presidentes de estatais.