Quais os tipos de magnésio?

Embora o magnésio seja um único elemento, a indústria farmacêutica obteve ótimos resultados ao unir outros elementos e substâncias a ele, como é o caso do magnésio dimalato, que é a junção entre magnésio e ácido málico.

Essas uniões são harmoniosas e têm como objetivo potencializar os efeitos benéficos do magnésio, geralmente aumentando sua absorção pelo organismo.

Neste conteúdo, vamos apresentar os principais tipos de magnésio e trazer um pequeno resumo de seus efeitos.

Continue lendo!


Magnésio dimalato

O ácido málico está presente em diversas frutas cítricas. 

Nesse sentido, usar magnésio dimalato, além de suplementar o magnésio, também é equivalente a consumir algumas frutas, contribuindo para a preservação de sua saúde.

Em resumo, a ideia dessa junção é aumentar a absorção de magnésio pelo organismo, aumentando a biodisponibilidade em até 8 vezes.

Por isso essa é uma opção bastante comum, quando falamos em suplementos de magnésio.

Magnésio taurato

Seguindo a mesma linha do magnésio dimalato, o magnésio taurato é a junção de magnésio e taurina, uma substância bastante interessante para nosso organismo.

A taurina tem diversos efeitos em nosso corpo, se destacando na hora de diminuir a fatiga muscular e controlar a concentração de cálcio.

Esse suplemento é indicado para quem pratica esportes, mas também ajuda a diminuir os riscos de diabetes.

Óxido de magnésio

Uma das principais formas de coletarmos magnésio é a calcinação. O produto desse método é o óxido de magnésio, que é a união entre oxigênio e magnésio.

Em resumo, o óxido de magnésio serve principalmente como medicamento para problemas gastrointestinais. Costuma ser empregado como laxante de rápida eficácia; também é conhecido como ótimo antiácido.

Carbonato de magnésio

O carbonato de magnésio é a molécula extraída diretamente das minas e, assim como o óxido de magnésio, tem efeito medicamentoso — com alguns efeitos extras.

Basicamente, esse elemento é usado para eliminar dores estomacais como antiácido, além de ajudar contra úlceras estomacais e hemorragias gastrointestinais.

Ele também ajuda na recuperação muscular, assim como fornece mais energia ao mecanismo.

Cloreto de magnésio

O cloreto de magnésio é bastante utilizado na culinária, sendo excelente na manutenção dos ossos e dentes.

Também possui alguns usos secundários na indústria e medicina, que deixaremos de lado pois foge do escopo deste conteúdo.

Esse composto é ótimo no controle da insulina, assim como na prevenção de câimbras, oferecer suporte ao sistema imunológico e ajudar na recuperação muscular. 

Magnésio quelato

O magnésio quelato é um dos mais indicados para atletas de alto rendimento, que praticam atividades físicas intensas.

Além da indicação para atletas, mulheres grávidas têm muito a ganhar com a suplementação de magnésio quelato.

Essa é a forma mais facilmente absorvida de magnésio para nosso organismo. Seus efeitos incluem relaxamento, analgesia, recuperação muscular, amenização de dores musculares, fixação de cálcio nos tecidos ósseos e aumento de desempenho em atividades físicas.

L-treonato de magnésio

Ao contrário dos demais tipos de magnésio listados até o momento, o L-treonato de magnésio atua principalmente no sistema nervoso central, por isso é consumido por estudantes e concurseiros.

Além de ajudar a melhorar a memória, ele também facilita o aprendizado, diminui os efeitos do estresse, atua contra os sintomas da ansiedade e alivia sintomas de enxaqueca.

Tudo isso acontece porque esse suplemento aumenta a concentração de magnésio neuronal, permitindo sinapses mais fortes.

Magnésio Glicil Glutamina

O Magnésio Glicil Glutamina é união perfeita para quem possui uma rotina de exercícios e segue dietas para ganho muscular.

Em resumo, esse suplemento traz magnésio, glicina e glutamina, todos bastante biodisponíveis.

Seus benefícios podem ser resumidos em dois: promove o ganho muscular através da recuperação e aumenta o poder do sistema imunológico.

Orotato de magnésio

O orotato de magnésio é composto por ácido orótico e magnésio. Dessa forma, esse suplemento traz a soma dos benefícios de ambos os elementos, além de potencializar a absorção do magnésio.

Ao contrário da maioria dos demais suplementos, o orotato de magnésio não têm tanto efeito laxante.

Sulfato de magnésio

Por fim, temos o sulfato de magnésio, que se enquadra como sal de banho, pois, quando dissolvido em água e espalhado pelo corpo, proporciona relaxamento muscular e alívio do estresse.

Também aparece em produtos próprios para a pele e em óleos corporais.

Gostou das informações deste conteúdo? Aproveite para explorar nosso blog!