- Publicidade -
Cultura

Projeto ‘De Repente no Espaço’ apresenta Afonso Pequeno e Miro Pereira

Entrada é gratuita e a noite tem apresentação de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento

Esta quarta-feira (7), vai ser marcada por mais uma edição do ‘De Repente no Espaço’. Miro Pereira (RN) e Afonso Pequeno (PE) serão as atrações do projeto de agosto, que começa às 19h, no Mezanino que dá acesso ao teatro Paulo Pontes, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. Entrada é gratuita e a noite tem apresentação de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

- Continua depois da publicidade -

Quem já conhece a dinâmica das apresentações sabe que o público também tem o seu momento de interação com os convidados, sugerindo temas e rimas. O apresentador é uma atração à parte, com sua memória infalível ao declamar versos de poetas que são referência na arte do repente.

Para o público fiel do projeto é a oportunidade de conferir a performance desses dois nomes da arte do repente. Poetas que trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente.

Afonso Pequeno

Poeta, cantador e forrozeiro da cidade de São José do Egito, em Pernambuco, Afonso Pequeno tem uma paixão imensa pela sanfona. Ele é vocalista e sanfoneiro na banda Forró Encantador, que toca pé de serra, destacando composições autorais.

Em 2016, ele participou da homenagem aos 120 anos do aniversário de Pinto do Monteiro, formando dupla com Xexéu da Paraíba, na cidade de Monteiro. Também se apresentaram as duplas Renê Cavalcante e José Feitosa, Asa Branca do Ceará e José Jabitacá e os irmãos Paulo e Ginaldo Pereira. A noite também teve apresentação de Carlinhos da Prata e Lito Campos (Lito de Dona Socorro).

Miro Pereira

Potiguar nascido em Patu, já tem mais de 30 anos de estrada. Contabiliza em suas andanças mais de 300 participações em festivais. Também é conhecido por promover importantes eventos de cantoria em cidades do Rio Grande do Norte.

Iponax Vila Nova

Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar