De 20 a 22 de agosto, seis professores finlandeses estarão na Paraíba participando do Seminário Gira Mundo Finlândia, que terá abertura na segunda-feira (20), às 9h, no Centro de Formação de Professores, em João Pessoa. Os finlandeses compõem uma banca de avaliação que certificará 51 professores da Rede Estadual de Ensino que participaram do intercâmbio Gira Mundo Finlândia de 2017 até agora, nas universidades Häme University of Applied Sciences (HAMK) e Tampere Universisty of Applied Sciences (TAMK).
As capacitações tiveram duração de dois meses, na HAMK, e um mês na TAMK. Após a volta, os participantes precisam desenvolver um trabalho final para receber a certificação dos cursos. As bancas compostas pelos professores irão avaliar esses trabalhos.
Lançado em 2016 pelo Governo do Estado da Paraíba, e desenvolvido Secretaria de Estado da Educação (SEE) em parceria com a FAPESQ, o programa “Gira Mundo Professor” consiste em promover ações de imersão de professores efetivos da rede estadual de ensino no sistema educacional finlandês, com suporte local da Häme University of Applied Sciences (HAMK), sediada na cidade de Hämeenlinna, e Tampere Universisty of Applied Sciences (TAMK), sediada na cidade de Tampere, ambas na Finlândia, e mais recentemente em 2018 junto a com a comunidade Kibbutz Lotan Green (Green Apprenticeship Course Syllabus) em Israel.
O Programa “Gira Mundo Professor”, busca melhorar o empreendedorismo, a coesão social, a digitalização e a internacionalização nas escolas públicas da Paraíba, como forma de aprimoramento das competências dos professores por meio da aplicação dos modelos pedagógicos finlandeses e israelenses no contexto paraibano.
Em 2018, foram ofertadas 80 vagas para a Finlândia e 20 vagas para Israel. Em 2016 e 2017 foram 75 professores, o que totalizará 155 professores até o fim de 2018, um investimento de R$ 6.832.464,00.