Procon-PB aplica 59 autos de infração durante a ‘Operação Black Friday’

Procon-PB aplica 59 autos de infração durante a ‘Operação Black Friday’
Procon-PB realiza ‘Operação Black Friday’ - Fotos: Divulgação

O Procon-PB divulgou, na tarde desta segunda-feira (27), um balanço da ‘Operação Black Friday’, que ocorreu nos dias 23 e 24 deste mês, abrangendo 100 estabelecimentos comerciais em João Pessoa, Campina Grande e Guarabira, além de lojas virtuais.

Durante a operação, foram fiscalizados 100 estabelecimentos, entre lojas presenciais e virtuais, com o intuito de garantir a transparência nas ofertas, evitar práticas abusivas e proporcionar uma Black Friday segura para os consumidores.

O Procon-PB emitiu um total de 59 autos de infração e 46 autos de constatação e notificação durante a operação. “Esses resultados destacam o compromisso da autarquia em combater irregularidades e garantir a integridade nas transações comerciais”, destaca nota divulgada pelo órgão de defesa do consumidor.

Procon-PB aplica 59 autos de infração durante a ‘Operação Black Friday’

Principais infrações identificadas

  • Publicidade enganosa – Foram identificadas práticas de publicidade enganosa, induzindo o consumidor ao erro por meio de placas alusivas à Black Friday;
  • Falta de informação de preços – Alguns estabelecimentos não disponibilizaram informações dos preços praticados nos últimos três meses dos produtos em oferta, desrespeitando a transparência necessária;
  • Produtos expostos sem informação do preço original e promocional – Em diversos casos, os produtos foram expostos sem a devida informação do preço original e do preço promocional, prejudicando a clareza para o consumidor;
  • Exigência de parcela mínima – Alguns estabelecimentos estavam exigindo parcela mínima para compras realizadas no cartão é considerada uma prática abusiva e proibida.

“O Procon-PB reitera seu compromisso em proteger os consumidores paraibanos, garantindo que a Black Friday seja uma oportunidade real de economia e não uma armadilha. A fiscalização intensa visa manter a integridade do mercado e a confiança dos consumidores nas práticas comerciais”, disse o órgão.

Informações

Para mais informações, esclarecimentos ou denúncias, o Procon-PB orienta os consumidores a entrar em contato com o órgão pelo WhatsApp (83) 9863-5284, pelo número 151 ou pelo site www.procon.pb.gov.br.