Prefeitura de Monteiro decreta situação de emergência devido a incêndios e queimadas

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena decretou na tarde desta terça-feira (10), situação de emergência devido a incêndios e queimadas que acontecem no município, mais precisamente na zona rural.
O município de Monteiro está encravada na região denominada “Polígono das Secas” e a maioria da população rural sobrevive da produção agrícola. Devido as queimadas e incêndios que assolam a zona rural nas últimas semanas causando inclusive a morte dos animais de criação de pequeno porte, a prefeita Anna Lorena, reunida com sua equipe de governo decidiu decretar situação de emergência.
Tendo em vista as intercorrências, o Poder Executivo autoriza a abertura de crédito emergencial extraordinário. A prefeita solicitou também no decreto a ajuda voluntária para combater os focos e incêndios.
“Vamos enfrentar esta crise que assola a nossa zona rural e faremos o máximo esforço para assegurar que as famílias atingidas sejam ajudadas. Nossos esforços vem sendo postos em prática de maneira incansável. Aqui deixo minha imensa gratidão às equipes de bombeiros que se revezam para nos ajudar, deixo ainda minha solidariedade para com as famílias que tiveram percas. Nós somos um povo forte e de fibra, e com certeza conseguiremos passar por este triste momento”, disse a prefeita Anna Lorena.
Incêndios
Diversas comunidades rurais do município foram atingidos como Jabitacá, Pitombeira, Bom Nome e diversos outros. No sentido de conscientizar a população sobre os riscos dos incêndios, a Prefeitura de Monteiro vem realizando palestras informativas, inclusive com o apoio do Ministério Público Estadual.
Os trabalhos informativos também estão acontecendo nas escolas municipais e através das orientações com as equipes de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.
Até o presente momento, o incêndio de maior proporção e periculosidade foi registrado na região da Pitombeira e teve início nesta segunda-feira (9). De acordo com informações de voluntários e dos bombeiros o fogo foi controlado por volta da meia noite desta terça-feira.

Comente