Polícia Federal, Sudema e MPT fecham pedreira irregular em Mandacaru

A Polícia Federal na Paraíba deflagrou, na tarde desta sexta-feira (17), em conjunto com a Sudema e o Ministério do Trabalho, a Operação Jampa Verde 2 com objetivo de combater extração de recursos minerais, sem a competente autorização da ANM e da Sudema, bem como condições degradantes de trabalho.

A Operação conjunta contou com a participação 20 servidores, entre policiais federais e funcionários públicos dos demais Órgãos.

Entenda o caso

A investigação apura a exploração ilegal de recursos minerais em pedreira situada no bairro Mandacaru, mais precisamente em área sem autorização ambiental.

No dia 31 de julho do mês passado, a Polícia Federal, em parceria com a Sudema, o Batalhão Ambiental e a Agência Nacional, deflagrou a Operação Jampa Verde 1, a qual teve também teve como escopo a repressão de extração de recursos minerais, sem a competente autorização, nos municípios de Santa Rita e Conde.

As fiscalizações e ações conjuntas ambientais serão intensificadas pela Polícia Federal no Estado da Paraíba no ano de 2020.

Crimes investigados

Os investigados serão indiciados nos crimes do art. 55 da Lei 9.605/1998, combinado com o art. 2 da Lei 8.176/1991, cujas penas somadas poderão ultrapassar 5 anos de prisão.

Comente