PB irá ampliar atendimento e informatizar sistema da Saúde, garante SES

No F5, a secretária executiva Renata Nóbrega explicou que os benefícios serão implantados através dos investimentos assegurados através contrato celebrado com o BID

A secretária executiva da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, em entrevista ao programa F5, da 89 Rádio Pop, desta quinta-feira (18), falou sobre os benefícios que serão implantados em áreas da gestão de saúde no estado, através dos investimentos no valor de US$ 45 milhões, assegurados pelo Governo do Estado em contrato celebrado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O valor será destinado para desenvolver o Projeto Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (Amar), que  irá permitir o aperfeiçoamento do modelo de Atenção Integral à Saúde no Estado, fortalecendo a ação do Sistema Único de Saúde (SUS) da Paraíba e consolidando as Redes Integradas na Atenção à Saúde no estado.

“O empréstimo vai melhorar a rede de maternidade, o acesso do usuário que está em Cajazeiras, que precisa de uma transferência para Patos, por exemplo. Nós vamos ampliar os serviços de alta complexidade. Lá em Patos, por exemplo, serão ampliados os serviços na área de oncologia, ressonância e hemodinâmica. Campina Grande também vai ter um  ampliação na área de hemodinâmica, com UTI coronariana. O atendimento em João Pessoa também será ampliado na área materno infantil, assim como o suporte nos hospitais Frei Damião e no Edson Ramalho”, explicou.

Além de Patos, Campina Grande e João Pessoa, Renata Nóbrega garantiu que Guarabira e Itapornaga e outros municípios do interior da Paraíba também serão beneficiadas com os investimentos na área da saúde.

A secretárias também afirmou que a atenção primária à saúde será fortalecida e a rede de comunicação entre os municípios será informatizada, para agilizar o atendimento dos pacientes.

“Será fortalecida a atenção primária em saúde, com a questão dos protocolos que serão instituídos dentro desse processo. Existe um componente de comunicação e informatização forte. Com toda essa rede de comunicação, com certeza teremos um governo digital mais eficiente e uma melhor assistência ao usuários paraibanos, onde se conseguirá ter uma resposta mais efetiva das necessidades de saúde dos usuários”, explicou.