Passagem de meteoro é registrado em JP e mais quatro cidades nordestinas

A passagem de um meteoro foi registrada na noite desta quarta-feira (19) por câmeras da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), em João Pessoa. Outras quatro câmeras também registraram o fenômeno a partir das cidades de Araripina, Cabrobó e Ouricuri, em Pernambuco, e Juazeiro do Norte, no Ceará.

A Bramon calculou a trajetória do meteoro e concluiu que ele ocorre sobre o estado do Rio Grande do Norte. A passagem durou cerca de quatro segundo até desaparecer na cidade de Cruzeta. As imagens foram enviadas por Marcelo Zurita, da Associação Paraibana de Astronomia.

De acordo com Marcelo, o meteoro, que se trata de um fenômeno luminoso, estava em uma velocidade de 72 mil km/hora. Segundo ele, o fenômeno é observável porque atinge a atmosfera numa velocidade muito alta e acaba gerando uma bolha de gás incandescente.

O objeto tinha cerca de 1,5 kg e, conforme explica Marcelo, não deve causar prejuízo, porque a maior parte dele é consumida pela passagem atmosférica. Com informações do G1/PB.

Veja: