Paraibana Silvana Fernandes é campeã mundial de parataekwondo

O Brasil conquistou três medalhas no primeiro dia do Campeonato Mundial de Parataekwondo, que está sendo disputado em Istambul, na Turquia. A paraibana Silvana Fernandes, de São Bento, levou a medalha de ouro na categoria até 57kg, enquanto Nathan Torquato, no peso até 63kg, e Cristhiane Neves, até 52kg, ficaram com o bronze.

O ano de 2021 foi histórico para o parataekwondo, já que a modalidade fez parte do programa das Paralimpíadas pela primeira vez, e o Brasil, na ocasião, liderou o quadro de medalhas com uma medalha de cada cor, totalizando três pódios. Nathan foi ouro, Debora Menezes prata e Silvana Fernandes bronze.

No Mundial de Istambul, Silvana venceu três lutas. A estreia contra a russa Raganina Karina por 28 a 0, a semi contra a turca Tugce Sen, por 24 a 1, e a decisão diante de outra turca, Gamze Gurdal, por 15 a 12.

Nathan, no peso até 63kg, venceu duas lutas, mas parou na semifinal, enquanto Cristhiane passou da primeira rodada e foi eliminada na semi também. Os dois ficaram com o bronze. A competição segue neste domingo, com mais brasileiros brigando por medalhas, com destaque para a campeã mundial de 2019, Débora Menezes.

Do GE