Paraíba Já lança novo layout e nova identidade visual para comemorar 10 anos

Projeto nasceu do desejo de reinventar o jornalismo e a reformulação da imagem pela necessidade de oferecer uma forma moderna e intuitiva de apresentar as notícias

O Paraíba Já, que tem como principal pilar o compromisso com a verdade, completa 10 anos nesta sexta-feira (1º). Em comemoração a data, o site passou por uma reformulação de imagem, tendo como objetivo oferecer aos leitores uma forma moderna e intuitiva de apresentar as notícias que acontecem na Paraíba, no Brasil e no mundo.

O site, idealizado pelo jornalista Fábio Bernardo, nasceu do desejo de reinventar o jornalismo diante do avanço tecnológico e consequentemente, da diminuição da forma impressa de apresentar a notícia.

De acordo com Fábio, a ideia principal era seguir o segmento no qual ele tinha mais experiência, sendo esse a política. Foi criado primeiramente o Mais Política, entre os anos de 2007 e 2008, mas após conselhos de familiares e amigos, o jornalista entendeu que o site deveria ter mais abrangência e seguir outros segmentos. Assim surgiu o Paraíba Já, nome pensado por ele e sua esposa, Karla Alencar, que também é jornalista.

Atualmente, o site está entre os 10 mais acessados de João Pessoa e no 15º lugar na Paraíba, resultado da busca incessante em produzir um noticiário qualificado.

Em 2014, o Paraíba Já firmou parceria profissional com o jornalista William De Lucca, hoje referência nacional na categoria, que juntamente com o web designer, Felipe Matos, trouxe ainda mais profissionalismo para o site.

“Nos últimos anos, graças a Deus conseguimos dar um salto de qualidade muito grande. No começo foi uma coisa pequena, praticamente de um homem só e depois conseguimos agregar alguns parceiros e colaboradores”, destacou.

Nos anos iniciais do site, entre 2013 e 2014, Karla Alencar, visando um maior alcance das informações publicadas pelo site, decidiu criar os perfis do Paraíba Já nas redes sociais e grupos de WhatsApp, para estreitar ainda mais a relação entre a população paraibana e a notícia.

Conforme Fábio, a colaboração de profissionais mais jovens, como a editora-chefe Edilane Ferreira e o adjunto Cógenes Lira, permitiu que o site encontrasse uma forma mais atualizada de se apresentar a notícia.

“Foram sendo agregadas pessoas mais jovens e acho que essa foi a grande virada do Paraíba Já. Saímos de uma fase do jornalismo mais tradicional, no qual eu me incluía, e tivemos uma revolução muito grande com a passagem de William De Lucca e a chegada de Edilane Ferreira, que trouxe profundidade e Cógenes Lira, dinamismo.”

O jornalista destacou ainda que o compromisso do site não está relacionado à quantidade, mas sim com a qualidade do material apresentado aos leitores, que deve ser sem sensacionalismo.

“Hoje o portal evoluiu bastante, cresceu. Nós temos o pensamento de não estar muito preocupados com quantidade, mas com a qualidade. Por isso, evitamos divulgar notícias policiais ou conteúdo que tenham nudez. Às vezes acontecem escorregos, mas aqui, os profissionais tem liberdade para questionar a hierarquia do site. Sou diretor, pouco participo, mas sou sempre ouvido”, afirmou.

Fábio também destacou o espaço que o Paraíba Já tem adquirido nos últimos anos, com matérias jornalísticas que ultrapassaram os limites paraibanos, pautando também veículos de comunicação de nível nacional, como o Estadão e a Globo. Para ele, o sucesso e o respeito conquistado é resultado de anos de trabalho feito com credibilidade e comprometimento em manter a população bem informada.

Esse reconhecimento, de acordo com Fábio, é resultado de reportagens investigativas que tiveram grande destaque nos meios de comunicação do Estado, como a Operação Irerês, que investiga irregularidades no convênio firmado entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo Federal para as obras de revitalização do Parque da Lagoa, além de matérias que culminaram na investigação de diárias na Câmara Municipal de Conde e na prisão dos 11 vereadores de Santa Rita, suspeitos de desviar dinheiro público para viagem.

“Ao longo dos anos temos feitos trabalhos incríveis, que pautaram a imprensa paraibana e nacional, como o Estadão e material nosso que foi divulgado em televisões do Brasil a fora. Estou muito satisfeito com a evolução e projetamos continuar nesse ritmo. Gosto do termo de ser bacana chegar no topo da escada, mas o ideal é subir degrau por degrau. Não adianta tentar ultrapassar, que podemos tropeçar e cair. Somos um portal conhecido junto à categoria e a classe política, que é um segmento que atuamos muito, somos respeitados pela sociedade pela credibilidade. Esse é o segredo do sucesso, além de apostar muito na juventude mesclada com a experiência, e acredito que o portal vai crescer muito. Vamos continuar fazendo jornalismo com compromisso e com a verdade”, declarou.

Muitos nomes passaram pela redação do Paraíba Já e hoje, estão seguindo seus caminhos profissionais com sucesso. Em agradecimento, Fábio destacou a participação de William De Lucca, João Thiago, Fábio Augusto e Germano Costa, além do jornalista e radialista Ivanildo Viana, assassinado em fevereiro de 2015, após sair de seu trabalho em uma rádio, em Santa Rita.

“Muitas pessoas que passaram pelo Paraíba Já, felizmente estão ganhando espaço na mídia da Paraíba e também fora, como William De Lucca, João Thiago, que foi editor do site e hoje trabalha na TV Tambaú, Fábio Augusto, que também passou na editoria e hoje, trabalha na rádio Líder FM, além de Germano Costa, hoje responsável pelo portal News Paraíba. Também passou pelo Paraíba Já o saudoso jornalista e radialista Ivanildo Viana, que tragicamente foi assassinado”, lembrou.

Atualmente, o Paraíba Já é formado por Edilane Ferreira e Cógenes Lira na edição-geral e adjunta, respectivamente, e na reportagem, Diana Lima e Niedja Andrade.