O que se aprende com um incêndio?

O que podemos aprender com um incêndio? Certamente, é preciso começar analisando cada situação, afinal, existem erros e existem situações inevitáveis.

Um incêndio acontece, primeiramente, por conta de algo que estimulou o fogo – um produto inflamável que foi exposto, um papel que pegou fogo, um cigarro descartado em local indevido, etc.

Mas, quando falamos de um ambiente fechado, como grandes empresas, indústrias, prédios residenciais, dentre outros, um incêndio só ocorre em grande escala se há negligência quanto aos equipamentos de combate a incêndio – seja por falta deles, por falta de vistorias, etc.

Com isso, uma das questões que podemos destacar quanto ao aprendizado que podemos tirar do incêndio é a importância que a prevenção possui. Afinal, com os equipamentos certos, é possível impedir que a fumaça consiga se tornar em uma grande catástrofe. 

Também é possível destacar o quanto estar preparado para momentos como esse é fundamental, afinal, é preciso agir rápido e saber como utilizar os equipamentos enquanto os bombeiros não chegam ou até mesmo ajudar outras pessoas a saírem do local.

Analisar tudo isso após um incêndio pode ser desastroso, principalmente se houver perdas. Portanto, vamos focar neste assunto para que você possa se prevenir antes de qualquer incidente. Confira o restante do conteúdo.

Exemplos de tragédias recentes

Muitos incêndios, que se destacam na mídia nacional e mundial, ocorrem em grandes prédios, centros comerciais, universidades, etc, ou seja, todos são locais que deveriam garantir total prevenção contra incêndio por terem um grande fluxo de pessoas presentes diariamente e, por isso, apresentarem maior risco.

Podemos ver isso nos exemplos, a seguir:

Museu Nacional do Rio de Janeiro

O Museu Nacional do Rio de Janeiro passou por momentos de terror em setembro de 2018, quando um incêndio foi capaz de destruir uma parte significativa do acervo presente. Até então, esse era o museu que possuía uma das maiores coleções da América Latina de história natural e também antropológica.

Para a história do país e da América, muito se perdeu.

Catedral de Notre-Dame

Outro grande incêndio foi o responsável por causar danos significativos a uma das catedrais mais importantes no mundo. O incêndio ocorreu em 2019, levando consigo boa parte da estrutura desse grande marco da história da França e do mundo.

Boate Kiss

Apesar de não tão recente, tendo acontecido em 2013, o incêndio na Boate Kiss marcou o país e o mundo e, por isso, pode ser considerado tão atual e importante para a prevenção do que qualquer outro.

A partir da negligência, da falta de prevenção contra incêndio e das vistorias do ambiente, o incêndio acabou resultando na perda de mais de 200 pessoas.

Erros servem para evoluir tecnologicamente

Como tudo na vida, é possível aprender com os erros cometidos e buscar melhores soluções tecnológicas para que seja cada vez mais prático oferecer segurança aos ambientes.

Sempre que uma tecnologia nova é criada, ela é testada para identificar os erros e acertos, para que na hora que for necessário ele possa oferecer o que é devido. 

Por isso, através dos erros, é possível mudar as formas de realizar certas ações, criar novos equipamentos de combate a incêndios e muitas outras opções que a tecnologia pode estudar, analisar e desenvolver com o intuito de garantir mais segurança.

Consciência coletiva para exigir sistemas confiáveis nos empreendimentos

A tecnologia já oferece diversos recursos para prevenção e combate a incêndios, e podemos ver isso com os casos citados, onde muitos poderiam ter sido evitados se houvesse uma consciência coletiva exigindo que essa tecnologia fosse utilizada nos empreendimentos e grandes centros.

Ter consciência coletiva é um ponto indispensável para cobrar por sistemas confiáveis, por medidas de segurança que podem impedir incêndios que podem apresentar um risco para a vida de tantas pessoas.

Quando as pessoas começam a analisar essa questão, elas passam a lutar pela segurança que deve estar presente nesses ambientes.

Mas, o mais importante, é que as empresas e indústrias tenham essa consciência, afinal, elas são as grandes responsáveis pelos ambientes que ocupam e pela segurança de todos presentes. Por isso deve ser algo coletivo e de muita cobrança.