O novo presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa, Jailson Silva, tomou posse na manhã desta quinta-feira (5). Ele foi eleito à revelia da atual administração da Prefeitura de João Pessoa, que trabalhou contra sua eleição por ele ser do mesmo grupo político da ex-presidente Sônia Lacerda, que vinha fazendo fortes críticas à gestão de saúde do município.
Sobre essa circunstância política, ele desconversa e diz que após a eleição para o comando do conselho as diferenças foram deixadas de lado em nome do trabalho de controle social feito pelo órgão.
“Quando é eleito a gente esquece a questão partidária, a gente esquece a questão de grupo político. O grupo de quem está defendendo o controle social é o grupo de quem defende o SUS. A gente tem que trabalhar na defesa do SUS, na defesa de melhores condições de saúde para a cidade”, avaliou.
Jailson Silva pontuou a primeira ação da nova gestão do Conselho Municipal de Saúde como a implementação do Plano Municipal de Saúde. “Vamos averiguar como está a elaboração, cobrar a implementação desse plano e, a partir daí, nós vamos tomar diretrizes que possam ajudar a população no que se refere ao controle social”.
Ele falou ainda das críticas da antecessora, Sônia Lacerda, sobre a gestão de saúde da prefeitura. O novo presidente defendeu as investigações , mas com responsabilidade.
“As críticas devem ser escutadas e investigadas. O conselho tem uma função muito importante no que se refere ao controle (das ações da prefeitura na área da saúde). A nova gestão, de forma muito madura, vai estar observando todas as situações de condição de saúde do município e se for caso a gente vai fazer as críticas necessárias”, ponderou.
“Evidentemente que com muita responsabilidade, porque o Conselho é nada menos que a sociedade se expressando, ele ecoa os desejos da população de ver melhores condições de saúde”, acrescentou ele.