A 32ª avaliação do Plano Novo Normal, divulgada neste sábado (21), consolida a predominância dos municípios classificados em bandeira amarela, além do menor número de municípios paraibanos em bandeira laranja desde o início das avaliações.
De acordo com os dados, 99% dos municípios paraibanos (221) encontram-se em bandeira amarela com apenas 1% dos municípios (dois) em bandeira laranja. Bandeiras vermelhas e bandeiras verdes não estão atribuídas a nenhum dos municípios paraibanos nesta avaliação do PNN-PB.
A análise da 32ª avaliação, quando comparada com as imediatamente anteriores, mostra ainda que a Paraíba mantém uma tendência discreta de elevação contínua da média móvel da taxa de transmissibilidade (Refetivo) do novo coronavírus – o que demanda atenção. Além disso, é marcada pela redução das taxas de ocupação hospitalar dos leitos de terapia intensiva de adultos, o que se reflete na predominância das bandeiras amarelas.
O novo balanço passa a vigorar nos 223 municípios a partir desta segunda-feira (23). O Plano Novo Normal PB é um marco entre as políticas, estratégias e ações produzidas pelo Governo do Estado da Paraíba e sua Secretaria de Estado da Saúde para o enfrentamento da pandemia de COVID-19.