No F5: secretário da Fazenda nega existência do ‘Imposto do Sol’ na Paraíba

No F5: secretário da Fazenda nega existência do ‘Imposto do Sol’ na ParaíbaO secretário da Fazenda da Paraíba, Marialvo Laureano (foto), desmentiu mais uma fake news sobre cobrança de impostos no Estado, desta vez relacionada à energia solar. Em entrevista nesta terça-feira (13) ao programa F5, da Rádio Pop (89,3 FM), em João Pessoa, ele garantiu que não existe o ‘Imposto do Sol’, como vem apregoando alguns candidatos ao Governo da Paraíba.

“É importante ressaltar que a nossa gestão não alterou nenhuma legislação que trata de energia solar”, declarou.

De acordo com Marialvo, o convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), de 2015, que trata de energia solar e que todos os estados devem cumprir, isenta apenas na geração e não na transmissão e disponibilidade.

+ Associação Comercial da Paraíba desmente cobrança de impostos em transações via Pix

“Nenhum outro estado do Brasil pode dar essa isenção, porque fomos proibidos. A gente só pode dar algum benefício fiscal depois de aprovado pelo Confaz, e em especial, após a Lei Complementar 160. Então isso não existe”, explicou.

Os candidatos ao Governo da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), Nilvan Ferreira (PL) e Pedro Cunha Lima (PSDB) chegaram a citar a cobrança da taxa. Conforme o secretário, os políticos estão equivocados, já que a Paraíba segue o Confaz.

Assista abaixo a entrevista completa