Meteorologista da Aesa prevê retorno das chuvas na Paraíba

O meteorologista Alexandre Magno, da Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa), revelou, nesta terça-feira (21), em entrevista à Rádio Panorâmica FM, que há previsão de um ciclo chuvoso neste final do mês de março para o início de abril na Paraíba. Ele lembrou que é possível que nessa reta final possa chover a média histórica para o mês.

“Chuva é um elemento muito variável. Pode ser que em dois dias chova a média do mês todo. Como já choveu 30% do esperado, é provável que tenha uma certa recuperação no seu final”, afirmou Magno.

O meteorologista também explicou a ausência de chuvas no Estado na primeira quinzena de março, mês que tradicionalmente chove em abundância.

Segundo ele, o que ocorreu foi um bloqueio climático do tipo veranico, que é um fenômeno normal nesse período, mas que durou acima do esperado.

“Isso é um fator normal porque a atmosfera tem ciclos, e vínhamos em um ciclo favorável em janeiro e fevereiro. Já a partir do dia 3 de março entramos no ciclo desfavorável”, explicou. Com informações do Paraibaonline.

 

Comente