Metade dos pacientes internados com coronavírus em SP está em UTIs, diz Secretaria de Saúde

Metade dos pacientes internados com coronavírus em hospitais do estado de São Paulo que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS) estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), informou nesta sexta-feira (10) a Secretaria Estadual de Saúde. São 824 pessoas com sintomas graves da doença que ocupavam leitos da rede hospitalar pública e conveniada.

Ao todo, 1.648 pacientes estão internados pelo SUS no estado com Covid-19, de acordo com a pasta da Saúde. Os outros 50%, que representam 824 doentes sem sintomas graves, ocupam as enfermarias de hospitais.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o estado de São Paulo possui 57 mil leitos gerais e 3.500 de UTI. Do total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva, 23% estão sendo usados por pacientes com coronavírus.

Capital

Na capital, quase 40% do total dos leitos de UTI nos hospitais municipais estão ocupados por pacientes com coronavírus, segundo informou nesta sexta a Secretaria Municipal da Saúde. Dos 507 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, 190 estão com doentes com o vírus.

Até esta manhã, pacientes com coronavírus ocupavam quase 25% do total de leitos de hospitais públicos da cidade, segundo dados da Saúde. O município de São Paulo é o epicentro da doença no Brasil.

De acordo com a pasta municipal da Saúde, dos cerca de 3.200 leitos preparados para receber pessoas com a Covid-19, 725 deles estavam com infectados pelo vírus. Esses números representam 24,1% de ocupação.

Esse número total de leitos representa a soma dos leitos clínicos (para pacientes com sintomas menos graves), leitos de observação (para pacientes atendidos e liberados em até 24 horas), e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi-intensiva.

Não estão contabilizados nesse cálculo os pacientes internados com coronavírus em leitos dos hospitais de campanha na capital. Como, por exemplo, as 33 pessoas que ocupam os 200 leitos do hospital de campanha montado dentro do Estádio Municipal do Pacaembu, na Zona Oeste.

Outros dois hospitais de campanha ainda não ficaram prontos na capital: um no Anhembi, na Zona Norte, e outro no Complexo Esportivo Ibirapuera, na Zona Sul. A notícia é do G1.