Juiz determina soltura de Leto Viana e mais três envolvidos na Xeque-Mate

O juiz Henrique Jorge Jácome, da Comarca de Cabedelo, expediu nesta sexta-feira (6) alvarás de soltura para o ex-prefeito de Cabedelo, Leto Viana (PRP), Antônio Bezerra do Vale Filho, Lúcio José do Nascimento Araújo e Tércio de Figueiredo Dornelas Filho. Os quatro tiveram o mesmo pedido negado pela juíza substituta, Hygina Josita Simões de Almeida no mês passado. Todos estão envolvido no caso investigado pela Operação Xeque-Mate.

Os réus foram presos na primeira fase da operação, em abril do ano passado. Eles são acusados de integrar uma organização criminosa em Cabedelo, que atuou na compra do mandato do ex-prefeito Luceninha, que renunciou ao cargo em 2013.

Em depoimento em juízo, eles reconheceram os crimes apontados em investigação da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba.

Eles tiveram a prisão preventiva convertida no cumprimento de medidas cautelares. Com isso, eles vão poder responder ao processo em liberdade.

Parecer do MPPB

Os réus tiveram a seu favor o parecer do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

A partir disto, os promotores entenderam que como foi finalizado o período de instrução e todos colaboraram, não haveria necessidade mais de manter as prisões cautelares.

Caso sejam condenados, eles podem voltar à prisão.