Deputados participam de credenciamento do Hospital do Bem pelo MS

Os deputados estaduais Nabor Wanderley (PRB), Doutor Érico (PPS), João Gonçalves (Podemos) e Taciano Diniz (Avante) representaram a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta segunda-feira (25), na solenidade de credenciamento do Hospital do Bem, no município de Patos, pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A ocasião, que reuniu diversas lideranças políticas locais, marcou o início do investimento anual de R$ 5,4 milhões pelo Governo Federal na unidade hospitalar, que é referência no tratamento de câncer no Sertão paraibano.

Para o deputado Nabor Wanderley, que já foi prefeito do da cidade, a vinda dos recursos para o hospital é fundamental para a ampliação do atendimento médico no estado. “Só de Patos são 300 km até a capital, então imagine sair de Cajazeiras, Princesa Isabel ou Itaporanga para ter que ir para João Pessoa fazer uma quimioterapia. Só nós, que vemos esse hospital funcionando aqui, sabemos a importância desse momento da visita do ministro ao estado, porque com o credenciamento é a certeza que não faltarão recursos para a manutenção do Hospital do Bem, garantindo o pleno tratamento das pessoas”, comemorou.

O ministro Luiz Henrique Mandetta destacou que a ação é a primeira da pasta ministerial no nordeste. “Hoje é um primeiro passo, quando o Governo Federal passa a reconhecer o hospital, garantindo o custeio fixo da unidade. Inclusive, todas as vezes que aumentar a produção, o hospital informará à secretaria de Estado, que informará ao Ministério da Saúde e, gradativamente, o Hospital do Bem irá crescer de importância e complexidade”, afirmou.

O deputado estadual Dr. Érico ressaltou que o acompanhamento do ministro da Saúde reflete a atuação do trabalho parlamentar na Casa de Epitácio Pessoa. “Esse credenciamento no hospital vem em boa hora, em um momento onde vem oferecer realmente um serviço a todos os sertanejos. Como presidente da Comissão da Saúde, na Assembleia, temos a agenda de visitar os hospitais do estado e é dessa forma que encaminharemos os trabalhos, visitando as unidades e participando de eventos como esse, que a Paraíba só tem a ganhar”, pontuou.

Já o deputado estadual Taciano Diniz explicou que a assinatura do credenciamento do Hospital de Bem garante estabilidade financeira e mais acessibilidade aos pacientes oncológicos do Alto Sertão paraibano. “É uma alegria muito grande por parte de todos os paraibanos, da bancada federal, de nós, deputados estaduais, e minha, principalmente na condição de médico, por conhecer profundamente a necessidade de mais investimentos na saúde. O ministro deixa um investimento nos hospitais paraibanos na ordem de R$ 23 milhões. Teremos agora um novo passo de lutar por investimentos para equipar o hospital com aparelhos de radioterapia e a implantação, consequentemente, da UTI oncológica, amenizando o sofrimento dos pacientes portadores de câncer de todo sertão do estado”, finalizou.

Também participaram da solenidade os deputados federais Efraim Filho, Hugo Motta e Wilson Santiago; a secretária de Saúde da Paraíba, Cláudia Veras; a diretora do Hospital do Bem, Liliane Abrantes de Sena; o presidente da Câmara Municipal de Patos, Francisco de Salles; e o prefeito de Patos, Bonifácio Rocha; além de autoridades locais.

Comente