Jornalista Nelma Figueiredo é homenageada em mostra fotográfica de mulheres

A Associação Cultural e Recreativa Anjo Azul/Beco Malagrida realiza no próximo dia 28, às 18 horas, no Centro Parque Cultura Casa da Pólvora, uma exposição fotográfica intitulada “Musas de Malagrida”. São fotos de 40 mulheres de destaques no cenário artístico cultural e de Comunicação do Estado. Entre as homenageadas “in memoriam”, está a Jornalista Nelma Figueiredo, augusta ícone da imprensa paraibana. O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e vai até o dia 6 de outubro.

Conforme a ativista cultural e jornalista, idealizadora da Mostra, Ednamay Cirilo, o evento é referente ainda ao aniversário de 433 anos de João Pessoa e tem como objetivo homenagear as mulheres que se destacaram e ainda se destacam na comunicação e em lutas culturais, sociais, políticas e artísticas em prol de outras mulheres que estão sempre em busca de suas conquistas e pelo cumprimento de seus direitos civis.

A ativista quer apresentar ainda aos visitantes, uma viagem ao universo do Beco da Malagrida, localizado ao lado da antiga Faculdade de Direito, no centro da Capital, onde é realizado diversas ações socioculturais a partir do Bloco Anjo Azul, a exemplo da Lavagem da Escadaria, Serenata dos Anjos, Cineclub-Cinema do Beco da Faculdade, confraria de Malagrida, entre outras atividades, que marcam o calendário de eventos da Capital.

“São fotos de pessoas que passam pelo Beco e fazem as histórias acontecerem na nossa cidade. De mulheres artistas, jornalistas, poetas, doutoras da comunicação visual, artes plásticas, folcloristas, dançarinas da cultura popular, cantoras, atrizes e ativistas. E nesta mostra, vamos homenagear ainda a jornalista, Nelma Figueiredo que tanto contribuiu com a divulgação de nossas ações. Nelma sempre foi uma amiga das artes da nossa Paraiba”, exemplificou.

A Mostra vai homenagear ainda “In memoriam” a fundadora do Bloco Cafuçu, Adalice Costa, assim como a rainha-mor, Maria do Socorro Mendes (Corrinha), Ana Costa (fundadora do Bloco As Raparigas de Chico), a Jornalista Goretti Zenaide, Dora Limeira (fundadora do Clube do Conto) e Cristina Cirilo, mãe da ativista Ednamay Cirilo, a quem doou a sede da ACRAA, localizada no Beco da Malagrida. “Um local de muito trabalho, resistência, ocupação e preservação da memória da Paraíba”, atestou.

As Musas de Malagrida fazem parte ainda de um livro do fotógrafo e médico, Rodolfo Athayde. Fazem parte da obra, a atriz paraibana, Zezita Matos, as cantoras Kátia de França e Renata Arruda, a ambientalista, Paula Frassinete, a promotora cultural, Luzimar Monteiro, a professora Maria Helena Magalhães e Neiliane Maia, uma das fundadoras da Confraria de Malagrida, entre outras mulheres.